
O motor de jogo Unity, um dos mais populares na indústria dos videojogos, anunciou uma atualização que promete tornar os jogos mais inclusivos. A empresa está a integrar suporte nativo para leitores de ecrã no Windows e macOS, uma medida que facilitará enormemente a vida dos developers que queiram criar experiências acessíveis para jogadores cegos ou com baixa visão.
O que muda com esta atualização?
Os leitores de ecrã são ferramentas essenciais que narram os menus e elementos visuais de um jogo, permitindo que jogadores com deficiência visual possam navegar e interagir com o software. Até agora, a implementação desta tecnologia em jogos era um processo complexo e dispendioso, exigindo muitas vezes soluções personalizadas para cada título.
Com a nova atualização, o Unity passa a suportar nativamente o Narrador do Windows e o VoiceOver do macOS. Isto significa que os criadores de jogos terão as ferramentas base já integradas no motor, reduzindo significativamente o custo e o tempo de desenvolvimento necessários para tornar os seus jogos acessíveis.
Um passo importante para a indústria
A novidade foi bem recebida pela comunidade, com publicações como o Can I Play That? a destacarem o seu impacto. Steve Saylor, consultor de acessibilidade e criador, partilhou na rede social Bluesky a importância desta mudança: "Construir algo assim de raiz tem de ser decidido no início do desenvolvimento para que se tenha tempo/recursos alocados para o fazer corretamente", explicou. "Tê-lo no motor de jogo significa que o trabalho pesado é feito por nós, e o custo de tempo/recursos agora é significativamente menor."
Disponibilidade e futuro
Segundo a Unity, a funcionalidade já está disponível para experimentação na versão alfa Unity 6000.3.0a5. O lançamento estável está previsto para a versão Unity 6.3.
Este avanço complementa o suporte que a empresa já oferecia para os leitores de ecrã integrados no Android e iOS, lançado na versão Unity 6.0. Com esta atualização, o Unity solidifica a sua posição como uma ferramenta poderosa e, mais importante, inclusiva para criadores de jogos em todas as principais plataformas.