1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Nintendo vence processo e obriga site de pirataria da Switch a pagar 2 milhões de dólares
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Nintendo vence processo e obriga site de pirataria da Switch a pagar 2 milhões de dólares em Dom 7 Set 2025 - 19:27

DJPRMF

Nintendo Switch

A Nintendo acaba de somar mais uma vitória esmagadora na sua guerra contínua contra a pirataria. Um tribunal federal dos EUA deu razão à gigante japonesa num processo judicial contra Ryan Daly e o seu site, Modded Hardware, conhecido por vender dispositivos que contornavam as proteções de segurança da Nintendo Switch.

A decisão judicial obriga Daly a pagar uma indemnização de 2 milhões de dólares (cerca de 1,85 milhões de euros) à Nintendo. Além da pesada multa, o site será encerrado e o seu domínio entregue à empresa de videojogos, pondo um fim definitivo às suas operações.

O fim da linha para o Modded Hardware

O site em questão era um ponto de venda para diversas ferramentas que facilitavam a pirataria, com destaque para o popular "MIG Switch". Este dispositivo, semelhante a um cartucho de jogo, permitia aos utilizadores executar cópias de jogos da Nintendo Switch sem necessidade de possuir o título original, abrindo as portas à utilização de software ilegal.

De acordo com a decisão do Tribunal federal dos EUA, foi emitida uma injunção permanente que impede Ryan Daly de qualquer envolvimento futuro com este tipo de tecnologia. A proibição abrange a criação, venda, distribuição ou mesmo o investimento em negócios que desenvolvam produtos semelhantes que permitam contornar as medidas de proteção da Nintendo. Embora a defesa de que estes dispositivos poderiam ser usados para cópias de segurança de jogos legalmente adquiridos seja possível, o seu uso mais comum era, de facto, a pirataria.

Uma guerra sem tréguas contra a pirataria

Esta ação legal é apenas o mais recente capítulo na luta persistente da Nintendo para proteger a sua propriedade intelectual. A empresa tem sido implacável na perseguição a programadores, vendedores e distribuidores de ferramentas que facilitem o uso ilegal dos seus jogos e consolas. Recentemente, a empresa implementou até medidas que lhe permitem inutilizar remotamente consolas Switch que detetem software pirata.

Este caso segue um padrão já estabelecido pela Nintendo. Em março do ano passado, a empresa processou os criadores do Yuzu, um popular emulador da Switch. O caso foi resolvido rapidamente, com a equipa do Yuzu a concordar em pagar 2,4 milhões de dólares (aproximadamente 2,22 milhões de euros) e a cessar todas as suas atividades, entregando também o controlo do seu site.

Com mais esta vitória, a Nintendo envia uma mensagem clara ao mercado: a tolerância para com a pirataria é zero e não hesitará em recorrer aos tribunais para defender os seus produtos e o seu ecossistema.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech