1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Gemini da Google fica mais potente: agora ouve áudio e cria relatórios por si
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Gemini da Google fica mais potente: agora ouve áudio e cria relatórios por si em Ter 9 Set 2025 - 14:39

DJPRMF

Gemini logo

A Google continua a sua aposta forte na Inteligência Artificial e acaba de lançar um trio de novidades para o seu ecossistema Gemini. As atualizações abrangem a aplicação principal, o Modo IA na Pesquisa e a ferramenta de investigação NotebookLM, tornando-as mais versáteis e acessíveis a um maior número de utilizadores.

O seu assistente de IA agora tem ouvidos (e que ouvidos!)

Uma das atualizações mais aguardadas chegou finalmente à aplicação Gemini: o suporte para o carregamento de ficheiros de áudio. De acordo com uma publicação de Josh Woodward, vice-presidente dos Google Labs e do Gemini, no X, esta era a funcionalidade mais pedida pelos utilizadores.

confirmação da novidade no gemini

As capacidades, no entanto, variam consoante o plano. Os utilizadores da versão gratuita do Gemini podem enviar ficheiros de áudio com uma duração máxima de 10 minutos e estão limitados a cinco pedidos por dia. Já os subscritores dos planos AI Pro ou AI Ultra beneficiam de um limite bem mais generoso, podendo fazer o upload de ficheiros de áudio com até três horas de duração. Em qualquer um dos casos, cada pedido pode incluir até 10 ficheiros de diferentes formatos, incluindo ficheiros ZIP.

A pesquisa da Google com IA fala novas línguas

O Modo IA da Pesquisa Google também foi expandido, passando a suportar cinco novos idiomas: hindi, indonésio, japonês, coreano e português do Brasil. Segundo a empresa, esta expansão, impulsionada pela integração do Gemini 2.5, permite que mais pessoas possam fazer perguntas complexas na sua língua de preferência e explorar a web de forma mais aprofundada.

NotebookLM: a sua ferramenta de investigação ficou mais inteligente

O NotebookLM, o software da Google assistido por IA e desenhado para investigação, recebeu uma atualização significativa. A ferramenta pode agora gerar relatórios em diferentes estilos, baseando-se nos documentos, ficheiros e outros tipos de média que o utilizador carrega.

Entre os novos formatos disponíveis, que funcionam em mais de 80 idiomas, encontram-se guias de estudo, documentos informativos, publicações de blogue, cartões de estudo (flashcards) e questionários. Os utilizadores têm ainda a liberdade de personalizar o formato, ajustando a estrutura, o tom e o estilo do relatório final. A Google espera que esta funcionalidade esteja totalmente disponível para todos os utilizadores até ao final desta semana.

Esta onda de novidades surge num período de grande atividade para a Google no campo da IA. Em agosto, o Gemini passou a recordar detalhes de conversas anteriores e os utilizadores gratuitos ganharam acesso à ferramenta de criação de vídeo Vids. Já em setembro, o Google Fotos foi atualizado com o mais recente modelo de geração de vídeo, o Veo 3.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech