1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Guerra da IA aos conteúdos: Dicionário Merriam-Webster e Enciclopédia Britannica processam Perplexity
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Guerra da IA aos conteúdos: Dicionário Merriam-Webster e Enciclopédia Britannica processam Perplexity em Sex 12 Set 2025 - 10:31

DJPRMF

palavra legal no dicionário

A batalha entre os criadores de conteúdos e as empresas de Inteligência Artificial acaba de ganhar mais um capítulo de peso. O famoso dicionário Merriam-Webster e a sua empresa-mãe, a Encyclopedia Britannica, avançaram com um processo judicial contra a Perplexity, acusando a empresa de IA de violar de forma massiva os seus direitos de autor.

Segundo a Reuters, a queixa foi apresentada num tribunal federal de Nova Iorque. Os queixosos procuram uma indemnização monetária de valor não especificado e uma ordem judicial que impeça a Perplexity de continuar a utilizar indevidamente os seus conteúdos.

O "motor de respostas" que desvia tráfego e inventa factos

O cerne da questão está no funcionamento do produto da Perplexity, descrito como um "motor de respostas". Em vez de apresentar uma lista de links como os motores de busca tradicionais, a plataforma gera respostas diretas às perguntas dos utilizadores, compilando e resumindo informação de várias fontes online.

De acordo com o processo, esta abordagem "elimina os cliques dos utilizadores nos sites dos queixosos e de outros editores, deixando-os sem receita". A acusação é clara: "Para construir o seu produto substituto, a Perplexity envolve-se numa cópia massiva de conteúdo protegido dos queixosos e de outros editores sem autorização ou remuneração".

Além da cópia ilegal, a queixa aponta um outro problema grave: as "alucinações". A Merriam-Webster e a Britannica alegam que, em várias ocasiões, a IA da Perplexity criou respostas falsas ou imprecisas, atribuindo-as erradamente como sendo provenientes das suas publicações, o que prejudica a sua reputação.

Um historial de acusações

Esta não é a primeira vez que a Perplexity enfrenta acusações de apropriação indevida de conteúdo. No ano passado, a empresa já tinha sido acusada de violação de direitos de autor pelo Wall Street Journal e pelo New York Post.

Mais recentemente, no mês passado, as empresas de comunicação social japonesas Nikkei e Asahi Shimbun também processaram a startup de IA com queixas muito semelhantes, demonstrando um padrão de conflito com os criadores de conteúdo a nível global.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech