
O muito aguardado Borderlands 4, desenvolvido pela Gearbox Software, teve um lançamento explosivo, batendo todos os recordes de jogadores da franquia na plataforma Steam. No entanto, o sucesso inicial está a ser ofuscado por uma onda de críticas negativas relacionadas com graves problemas de desempenho no PC.
Um lançamento de números impressionantes
Poucas horas após o seu lançamento, o novo looter shooter já contava com mais de 150 mil jogadores em simultâneo, um número que rapidamente ultrapassou os 200 mil antes do final do dia. Este feito destrona facilmente o recordista anterior da série, Borderlands 2, que tinha atingido um pico de 124.678 jogadores.
Apesar do entusiasmo e da afluência massiva de jogadores, a receção na página do jogo na Steam conta uma história diferente. A classificação geral do título encontra-se atualmente como "Mista", com uma percentagem de aprovação a rondar os 62%.
O desempenho está no centro da polémica
A principal causa do descontentamento dos jogadores parece ser a otimização do jogo. Muitas das análises negativas apontam para um desempenho abaixo do esperado, com queixas de quebras de framerate e dificuldades em atingir os 60FPS, mesmo em computadores equipados com placas gráficas de topo. Vários utilizadores culpam o uso do motor gráfico Unreal Engine 5 por estes problemas.
As especificações recomendadas pela produtora visavam uma experiência a 1440p e 60FPS. No entanto, até guias de otimização publicados pela própria Gearbox para placas Nvidia, como a RTX 5090, sugerem o uso da tecnologia DLSS para garantir mais de 60FPS em 1080p com as definições em "Muito Alto". É também aconselhado que os jogadores com hardware da AMD ou Intel instalem os drivers mais recentes.
A resposta da Gearbox
Randy Pitchford, diretor da Gearbox, já tinha abordado a questão do desempenho antes do lançamento. Numa publicação nas redes sociais, pediu aos jogadores para terem "expetativas realistas", afirmando: "É um mundo novo, grande, arrojado e contínuo, e lamento dizer que o hardware mais antigo pode não proporcionar um desempenho super fluído para os jogos AAA de última geração, como sempre aconteceu desde o início dos jogos para PC."
Borderlands 4 já está disponível para PC (via Steam e Epic Games Store), Xbox Series X|S e PlayStation 5. Está igualmente previsto um lançamento para a Nintendo Switch 2 mais para o final de 2025.