1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Pirataria de luxo: Homem condenado a quase 5 anos de prisão por roubar e vender filmes de Hollywood antes da estreia
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Pirataria de luxo: Homem condenado a quase 5 anos de prisão por roubar e vender filmes de Hollywood antes da estreia em Sex 12 Set 2025 - 12:57

DJPRMF

hacker em frente de computador

Um homem do Tennessee, nos EUA, foi condenado a 57 meses de prisão por um esquema de pirataria que causou perdas de dezenas de milhões de euros a estúdios de cinema. O indivíduo, que trabalhava numa empresa de fabrico e distribuição de DVDs e Blu-rays, aproveitou o seu acesso privilegiado para roubar cópias de filmes de grande sucesso antes do seu lançamento oficial.

Steven R. Hale, de 37 anos, admitiu em tribunal ter roubado, copiado e vendido inúmeros filmes entre fevereiro de 2021 e março de 2022. Para além da pirataria, Hale, que já tinha antecedentes criminais por assalto à mão armada, declarou-se também culpado pela posse ilegal de uma arma de fogo.

O esquema por dentro: como um funcionário se tornou pirata

Trabalhando diretamente na fonte, Hale tinha acesso a verdadeiras “minas de ouro” cinematográficas. A sua função permitia-lhe subtrair discos físicos de filmes muito aguardados, que depois copiava, contornando a encriptação de segurança, e vendia em diversas plataformas de comércio eletrónico.

A lista de filmes roubados parece um ‘best of’ de blockbusters recentes. Entre os títulos estavam "Godzilla v. Kong", "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", "Dune", "Velocidade Furiosa 9", "Venom: Tempo de Carnificina" e "Viúva Negra". O esquema permitia que os compradores tivessem acesso aos filmes antes de chegarem aos cinemas ou às lojas.

O golpe de milhões com o Homem-Aranha

O caso mais grave e que causou o maior prejuízo envolveu "Spider-Man: No Way Home". Hale conseguiu roubar um disco Blu-ray do filme e partilhou uma cópia digital na internet mais de um mês antes da data oficial de lançamento. A popularidade do filme fez o resto.

Segundo as autoridades, a cópia pirateada foi descarregada dezenas de milhões de vezes, resultando num prejuízo estimado para o detentor dos direitos de autor na ordem das dezenas de milhões de euros.

A justiça não tarda e a conta chegou pesada

Em maio de 2025, Hale admitiu ser culpado das acusações de violação de direitos de autor em escala criminal e concordou em compensar totalmente as vítimas. Parte do acordo incluiu a devolução de aproximadamente 1.160 DVDs e Blu-rays que os investigadores apreenderam.

"O detentor dos direitos de autor perdeu dezenas de milhões de dólares como resultado de Steven Hale ter roubado DVDs e Blu-rays de filmes de grande sucesso e os ter vendido antes das suas datas de lançamento oficiais", afirmou Joseph E. Carrico, Agente Especial Encarregado do FBI. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, a sentença de quase cinco anos de prisão reflete a gravidade do crime e o impacto financeiro devastador para a indústria cinematográfica.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech