1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » SEAT trava a fundo nos elétricos: CEO afirma que “é impossível ganhar dinheiro”
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

SEAT trava a fundo nos elétricos: CEO afirma que “é impossível ganhar dinheiro” em Dom 14 Set 2025 - 18:27

DJPRMF

Interior de um seat

Numa altura em que a indústria automóvel acelera a fundo na transição para a mobilidade elétrica, uma marca do Grupo Volkswagen parece ter o pé no travão. A SEAT é, atualmente, a única fabricante do gigante alemão sem um plano claro para a eletrificação total da sua gama, e a justificação é surpreendentemente direta: a rentabilidade.

A exceção à regra no Grupo Volkswagen

Enquanto marcas como a Volkswagen, Audi ou Skoda já têm um roteiro definido para um futuro 100% elétrico, a SEAT permanece numa posição de espera. A razão foi avançada sem rodeios pelo diretor-executivo da marca, Markus Haupt, que, em declarações ao jornal El País durante o evento IAA Mobility em Munique, explicou que “é impossível fazer um carro elétrico com a Seat se quisermos ganhar dinheiro”.

Esta afirmação coloca a nu o principal desafio que a marca espanhola enfrenta. Num mercado cada vez mais competitivo, onde as vendas de veículos elétricos continuam a crescer, encontrar uma fórmula que alie um preço atrativo a uma margem de lucro sustentável parece ser a equação que a SEAT ainda não conseguiu resolver.

O problema do preço e o posicionamento da marca

O dilema da SEAT é agravado pela estratégia do próprio Grupo Volkswagen. Está previsto o lançamento de um modelo 100% elétrico da Volkswagen com um preço inferior a 25 mil euros, o que estabelece um patamar de preço muito agressivo no segmento de entrada.

Esta situação deixa a SEAT numa posição delicada, como questionou o próprio Markus Haupt: “se a Volkswagen vende a esse preço, por quanto pode vender a Seat?”. A questão retórica ilustra a dificuldade em posicionar um eventual modelo elétrico da marca espanhola a um preço ainda mais baixo sem sacrificar por completo as margens de lucro, tornando a operação financeiramente inviável. Enquanto o futuro da Cupra, a sua submarca de performance, passa claramente pela eletrificação, o caminho para a SEAT permanece nublado e dependente de uma solução que permita, finalmente, ganhar dinheiro com a tecnologia do futuro.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech