1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » OpenAI processa microempresa da Póvoa de Varzim por causa da marca GPT
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

OpenAI processa microempresa da Póvoa de Varzim por causa da marca GPT em Seg 15 Set 2025 - 22:14

DJPRMF

GPT nome

A gigante tecnológica OpenAI, criadora do popular ChatGPT, está a travar uma batalha judicial em Portugal contra uma microempresa da Póvoa de Varzim. O motivo da discórdia é o uso da sigla "GPT" por parte da empresa portuguesa, que a gigante de São Francisco alega poder ser confundida com os seus produtos.

O que está na origem da discórdia?

Em causa está a marca "GPT – Gestão Para Todos", registada pela empresa Upgrade It To The Next Level, uma consultora de gestão com um capital social de 10 mil euros e menos de uma dezena de empregados. Ao contrário do que a sigla possa sugerir no universo tecnológico, a marca poveira não se refere a um modelo de inteligência artificial, mas sim a uma formação de três dias sobre gestão financeira, destinada a pequenas e médias empresas (PMEs).

Célia Garcia, diretora e sócia da empresa, explica que o curso aborda temas como informação empresarial simplificada, IRC e análise de rentabilidade, sendo uma ferramenta de gestão para empresários.

A batalha legal chega a Lisboa

O processo teve início quando a empresa portuguesa registou a marca em setembro de 2024, recebendo luz verde do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em abril de 2025. No entanto, a OpenAI já se tinha oposto ao registo em novembro de 2024, através dos seus representantes legais em Portugal, argumentando que a designação criava confusão com a sua marca mundialmente conhecida, ChatGPT.

Com a decisão do INPI favorável à empresa da Póvoa de Varzim, a disputa escalou agora para o Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa. Segundo avança o jornal Expresso, a OpenAI contesta a validação da marca portuguesa. O caso está a ser acompanhado pela Inventa, uma consultora especializada em propriedade intelectual.

Este caso coloca frente a frente um dos maiores nomes da tecnologia mundial e uma pequena empresa nacional, levantando questões sobre a apropriação de acrónimos que se tornam populares na esfera tecnológica e o seu impacto em negócios de escalas completamente diferentes.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech