1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Cisco lança correções urgentes para duas falhas graves já exploradas por hackers
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Cisco lança correções urgentes para duas falhas graves já exploradas por hackers em Sex 26 Set 2025 - 13:07

DJPRMF

Cisco logo

A Cisco emitiu um alerta de segurança crítico, instando os administradores de sistemas a atualizarem de imediato o software das suas firewalls. A empresa lançou correções para duas vulnerabilidades "zero-day", o que significa que já estão a ser ativamente exploradas por atacantes em ciberataques.

Duas vulnerabilidades que colocam as firewalls em risco

As falhas de segurança afetam os equipamentos que correm os softwares Adaptive Security Appliance (ASA) e Firewall Threat Defense (FTD) da Cisco, componentes essenciais na defesa de muitas redes empresariais.

A primeira vulnerabilidade, identificada como CVE-2025-20333, permite que um atacante autenticado consiga executar código arbitrário de forma remota nos dispositivos afetados. A segunda, com o código CVE-2025-20362, é igualmente perigosa, pois possibilita que um atacante remoto aceda a terminais URL restritos sem necessitar de qualquer tipo de autenticação.

Nos seus avisos de segurança oficiais, a equipa de Resposta a Incidentes de Segurança de Produtos (PSIRT) da Cisco confirmou estar ciente das tentativas de exploração. A empresa "recomenda vivamente que os clientes atualizem para uma versão de software corrigida para remediar esta vulnerabilidade".

A Cisco aproveitou ainda para agradecer a colaboração de várias agências internacionais de cibersegurança, incluindo as da Austrália, Canadá, Reino Unido e dos Estados Unidos (CISA), na investigação destes ataques.

Além destas duas falhas, a empresa corrigiu uma terceira vulnerabilidade crítica (CVE-2025-20363) que também permite a execução remota de código sem autenticação, embora não a tenha ligado diretamente aos ataques em curso.

Sinais de ataque já eram visíveis

Estes patches surgem semanas após a empresa de cibersegurança GreyNoise ter detetado duas campanhas em larga escala, no final de agosto, visando especificamente os portais de login ASA e os serviços Telnet/SSH da Cisco expostos na internet. Na altura, foram registadas tentativas de acesso a partir de mais de 25.000 endereços IP únicos.

A GreyNoise já tinha alertado que este tipo de atividade de reconhecimento precede, em 80% dos casos, a divulgação de novas vulnerabilidades de segurança nos produtos visados. Este cenário reforça a importância de aplicar as novas correções o mais rapidamente possível para proteger as redes contra hackers que já estão a explorar ativamente estas portas de entrada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech