1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Steam vai verificar se o seu PC está pronto para os jogos anti-batota mais exigentes
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Steam vai verificar se o seu PC está pronto para os jogos anti-batota mais exigentes em Sáb 27 Set 2025 - 8:11

DJPRMF

Steam logo

Se é um jogador de PC, talvez se lembre da confusão gerada em 2021 com o lançamento do Windows 11 e a súbita necessidade de ter funcionalidades como o TPM e o Secure Boot. O que antes era um pormenor técnico obscuro, tornou-se um requisito obrigatório. Agora, essa conversa está de volta, mas o motivo são os videojogos. Títulos populares, como o mais recente Call of Duty, estão a exigir estas mesmas tecnologias para fazer funcionar os seus sistemas anti-batota. A pensar nisso, a Valve decidiu dar uma ajuda aos jogadores.

A mais recente versão beta do cliente da Steam introduziu uma pequena, mas muito útil, alteração. A plataforma passa a ser capaz de verificar se o seu computador tem o Trusted Platform Module (TPM) e o Secure Boot ativos.

TPM e Secure Boot: os seguranças que saíram do Windows 11 para os jogos

Para a maioria dos utilizadores, estes dois nomes só se tornaram familiares por serem parte dos requisitos do Windows 11. De forma simples, o TPM e o Secure Boot são funcionalidades de segurança de baixo nível, geridas fora do sistema operativo (na BIOS/UEFI), que garantem que o seu sistema arranca de forma segura e não foi adulterado por software malicioso. A sua implementação em sistemas anti-cheat visa criar um ambiente de jogo mais seguro e justo, dificultando a vida a quem tenta usar batotas.

Com a nova atualização da Steam, os jogadores podem agora confirmar facilmente o estado destas funcionalidades. Basta navegar até ao menu "Ajuda" e selecionar "Informações do Sistema" para ver se o TPM e o Secure Boot estão ativados. Esta informação passará também a ser recolhida no Inquérito de Hardware da Steam.

Uma pequena ajuda para diagnosticar problemas

Apesar de a Steam não explicar como pode ativar estas opções no seu PC — um processo que varia de sistema para sistema —, esta verificação direta é uma excelente ferramenta de diagnóstico. Se um jogo se recusar a arrancar, uma rápida visita a esta nova secção de informações pode revelar o culpado, poupando muitas dores de cabeça e pesquisas na internet.

Esta mudança, embora subtil, torna estas tecnologias de segurança mais visíveis para a comunidade de jogadores, que agora têm mais um motivo para se preocuparem com os "seguranças" do seu PC.

Adeus ao passado: Steam prepara o fim do suporte para Windows de 32 bits

Aproveitando a onda de atualizações, a Valve também recordou recentemente uma data importante. A empresa vai terminar o fim do suporte para o Windows de 32 bits a partir de 1 de janeiro de 2026. Embora versões mais antigas do cliente possam continuar a funcionar por algum tempo, a Valve incentiva todos os utilizadores a migrarem para sistemas operativos de 64 bits para continuarem a receber atualizações e suporte.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech