1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Donald Trump ataca Microsoft e exige demissão de alta executiva
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Donald Trump ataca Microsoft e exige demissão de alta executiva em Sáb 27 Set 2025 - 17:43

DJPRMF

logo da microsoft antigo no windows

O Presidente Donald Trump voltou a usar a sua plataforma, a Truth Social, para visar diretamente uma executiva de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Desta vez, o alvo foi Lisa Monaco, Presidente de Assuntos Globais da Microsoft, cuja demissão foi exigida de forma imediata.

Numa publicação na Truth Social, Trump foi claro: “É minha opinião que a Microsoft deveria terminar imediatamente o emprego de Lisa Monaco”. A justificação para o pedido assenta no passado profissional da executiva, que ocupou cargos de relevo em administrações democratas.

As acusações de Trump e o historial de Lisa Monaco

Na sua publicação, Trump citou o seu passado como “uma assessora sénior de Segurança Nacional sob Barack Hussein Obama, e uma Vice-Procuradora-Geral obcecada com Lawfare e Weaponization sob o Desonesto Joe Biden”. O Presidente considerou “inaceitável” que Monaco tenha acesso a “informação altamente sensível” na sua posição atual.

Lisa Monaco juntou-se à Microsoft em maio, assumindo um cargo crucial que supervisiona a política de cibersegurança da empresa e as suas relações com governos a nível mundial. Este ataque surge depois de Trump já ter revogado a acreditação de segurança de Monaco no início deste ano, numa ordem que visou também outras figuras da administração Biden, como a Vice-Presidente Kamala Harris e a ex-Secretária de Estado Hillary Clinton.

mensagem de trump na sua rede social sobre a microsoft e executiva

Um padrão de pressão sobre o setor tecnológico

Esta não é a primeira vez que Trump visa diretamente um executivo de uma gigante tecnológica. Recentemente, o Presidente exigiu a demissão imediata de Lip-Bu Tan, presidente da Intel, devido a alegados conflitos de interesse. No entanto, após a Intel ter chegado a um acordo com o governo que envolveu uma participação de 10% na empresa, Trump mudou o tom e descreveu Tan como um “CEO Altamente Respeitado”.

A pressão sobre Monaco tem sido também alimentada por figuras como Laura Loomer, uma ativista de extrema-direita e aliada de Trump, que tem criticado repetidamente a Microsoft pela contratação. Nas suas publicações na rede social X, Loomer chegou a atacar o CEO da Microsoft, Satya Nadella, por ter “nascido na Índia”, apelando a que o Presidente cancele todos os contratos governamentais com a empresa.

Até ao momento, a Microsoft ainda não emitiu um comentário oficial sobre as declarações de Donald Trump. Este episódio reforça a crescente tensão entre a administração Trump e o setor tecnológico, onde nomeações de executivos com passagens por administrações anteriores são vistas com desconfiança e alvo de pressão política direta.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech