
A Google anunciou um conjunto de atualizações significativas para o seu Modo IA na Pesquisa, uma funcionalidade que estreou no início deste ano e que promete tornar a forma como procuramos informação mais conversacional e intuitiva. Potenciado pelos modelos de inteligência artificial Gemini, o Modo IA está a ficar ainda mais inteligente.
Esta funcionalidade permite aos utilizadores fazer pesquisas usando linguagem natural, como se estivessem a falar com alguém. A grande vantagem é a sua capacidade de "pesquisa multimodal", que combina texto e imagens para refinar e aprofundar as perguntas. Graças à infraestrutura de pesquisa da Google, os modelos Gemini conseguem fornecer respostas atualizadas e com um elevado grau de contexto.
Pesquisar com imagens atinge um novo nível
Com a nova atualização, os utilizadores podem agora iniciar uma pesquisa simplesmente carregando uma fotografia e, em seguida, fazer perguntas sobre ela. Uma nova tecnologia, apelidada de “visual search fan-out”, permite que a IA analise múltiplos elementos dentro das imagens, tanto os objetos principais como os secundários, para fornecer resultados visuais muito mais relevantes.
Isto significa que, em vez de recorrer a filtros, pode descrever visualmente o que procura. Por exemplo, pode pedir "inspiração para um quarto maximalista" com preferência por "tons escuros", como demonstrado pela Google no seu comunicado.
Um assistente de compras pessoal com IA
Parece que as funcionalidades de compra assistidas por IA são a nova grande aposta das gigantes tecnológicas, à semelhança da recente integração do ChatGPT com a Shopify. A Google também polvilhou um pouco da sua magia de IA na Pesquisa, onde os utilizadores podem agora usar o Modo IA para descrever o que querem comprar, como “calças de ganga largas que não sejam demasiado largas” ou “mais opções de comprimento pelo tornozelo”.
A inteligência artificial recorre ao Shopping Graph da Google, uma base de dados em tempo real com mais de 50 mil milhões de produtos, que é atualizada a cada hora. Este sistema garante recomendações de produtos frescas, relevantes e personalizadas. O Shopping Graph mostra produtos de lojas de todo o mundo, desde grandes retalhistas a lojas locais, cada um com detalhes como avaliações, promoções, cores e disponibilidade. A cada hora, mais de 2 mil milhões de produtos listados são atualizados para garantir que os resultados são sempre os mais recentes.
Segundo a Google, esta experiência de pesquisa melhorada deve-se à combinação da "compreensão visual de classe mundial da Pesquisa Google com o
Google Lens e a Pesquisa de Imagens, juntamente com as capacidades multimodais e de linguagem avançadas do Gemini 2.5."
A nova experiência do Modo IA na Pesquisa da Google começa a ser implementada nos Estados Unidos já esta semana.