
Satya Nadella, Presidente e CEO da Microsoft, anunciou uma importante reestruturação na liderança da empresa, promovendo Judson Althoff ao recém-criado cargo de CEO da Divisão Comercial. A mudança, comunicada aos colaboradores através de um email interno e partilhada no blogue oficial da Microsoft, visa acelerar o crescimento comercial e focar a liderança de engenharia nos desafios técnicos mais ambiciosos da empresa.
Quem é o novo líder?
Até agora, Judson Althoff desempenhava as funções de Vice-Presidente Executivo e Diretor Comercial (Chief Commercial Officer). Nos últimos nove anos, esteve à frente da organização de vendas globais da Microsoft e foi o arquiteto da Microsoft Customer and Partner Solutions (MCAPS), que Nadella descreve como o motor de crescimento mais importante da empresa.
Com esta promoção, Althoff passa a ter sob a sua alçada a estratégia de produto, vendas, serviços, suporte, marketing, operações e o crescimento das receitas de todo o negócio comercial da Microsoft, que abrange mais de 120 subsidiárias regionais e nacionais em todo o mundo.
Uma estrutura redesenhada para o crescimento
Como parte desta reorganização, várias equipas passam a reportar a Judson Althoff. Takeshi Numoto, o Diretor de Marketing (CMO), e a sua equipa de marketing juntam-se à nova organização. Numoto continuará a reportar a Althoff como CMO, mas manterá uma linha direta com Satya Nadella para temas como modelos de negócio, planeamento, marketing de consumo e comunicação da marca.
A organização de operações também será integrada na nova estrutura comercial. Segundo Nadella, esta fusão permitirá "estreitar o ciclo de feedback entre o que os clientes precisam e a forma como a empresa lhes entrega as soluções". Althoff liderará ainda uma nova equipa de liderança comercial que incluirá responsáveis das áreas de engenharia, vendas, marketing, operações e finanças.
O foco na inovação e na IA
Satya Nadella explicou que esta mudança estratégica permitirá que ele e os líderes de engenharia se concentrem de forma mais intensa no trabalho técnico mais ambicioso. O objetivo é liderar "com intensidade e ritmo nesta mudança de plataforma geracional", referindo-se especificamente à expansão dos centros de dados, arquitetura de sistemas, ciência de IA e inovação de produto.
Esta reestruturação sinaliza a intenção da Microsoft de otimizar as suas operações comerciais para ser mais ágil e responder de forma mais eficaz às necessidades dos clientes, ao mesmo tempo que concentra os seus melhores recursos técnicos na vanguarda da inovação tecnológica.