
A Microsoft lançou uma nova atualização para o seu navegador, o Edge, elevando-o para a versão 141.0.3537.57 no canal estável. Esta nova versão traz algumas novidades importantes, com destaque para a alteração do leitor de PDF predefinido e um reforço na segurança da navegação.
Leitor de PDF da Adobe assume o controlo
Uma das alterações mais significativas desta atualização é a implementação do leitor de PDF baseado no motor da Adobe como o padrão para computadores empresariais e de escritório. A Microsoft promete que esta mudança trará melhorias no "desempenho, acessibilidade e compatibilidade", além de introduzir novas funcionalidades exclusivas para o meio empresarial.
A empresa esclarece que a implementação será faseada e decorrerá ao longo dos próximos meses. Para os administradores de sistemas, a gestão desta funcionalidade pode ser feita através das políticas NewPDFReaderEnabled, que controla o visualizador predefinido no Edge para Windows, e NewPDFReaderWebView2List, que gere o comportamento em aplicações WebView2.
Uma importante mudança na segurança está a caminho
A pensar na segurança e privacidade dos utilizadores, o navegador vai restringir a capacidade dos sites de enviarem pedidos para servidores na sua rede local. Na prática, sempre que um site tentar estabelecer essa ligação, o Edge irá exibir um aviso a pedir permissão ao utilizador. Embora esta função ainda não esteja ativa por defeito, a Microsoft confirma que se tornará o comportamento padrão a partir da versão 143 do Edge.
Outras novidades e ajustes importantes
A nova versão traz ainda outras alterações. As opções para apagar palavras-passe e dados de preenchimento automático foram removidas da funcionalidade "Limpar dados de navegação ao fechar". No entanto, continua a ser possível apagar estes dados manualmente através das definições do navegador.
Além disso, foram revelados os requisitos de sistema para a funcionalidade de tradução de vídeo em tempo real. Para usufruir da dobragem de áudio traduzida, o seu computador precisará de ter, no mínimo, 12 GB de memória RAM e um CPU com 4 núcleos. A disponibilidade desta função pode variar consoante o tipo de dispositivo, hardware, região e plataforma.
A lista completa de alterações para a versão 141.0.3537.57 pode ser consultada na página oficial da Microsoft.