1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Starlink da SpaceX pode roubar à Globalstar o contrato de satélite com a Apple
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Starlink da SpaceX pode roubar à Globalstar o contrato de satélite com a Apple em Seg 6 Out 2025 - 15:31

DJPRMF

SpaceX

A Apple tem vindo a expandir gradualmente as funcionalidades dos seus serviços de comunicação por satélite no iPhone. No entanto, uma nova notícia sugere que a empresa poderá estar a ponderar uma mudança de fornecedor para aumentar a capacidade da sua rede, trocando a Globalstar pela Starlink da SpaceX.

Atualmente, a empresa de Cupertino tem uma parceria com a Globalstar para todos os seus serviços de comunicação por satélite. Esta tecnologia foi introduzida em 2022 com o iPhone 14, inicialmente limitada ao contacto com serviços de emergência em zonas sem cobertura de rede móvel. Mais tarde, o serviço foi alargado para incluir assistência em viagem e até a troca de mensagens com familiares e amigos.

A Apple indicou que o serviço seria gratuito nos primeiros dois anos, mas extensões recentes parecem indicar que o SOS de Emergência via Satélite poderá continuar a ser gratuito. Dependendo do modelo do iPhone, o serviço permanecerá gratuito até setembro de 2026 a setembro de 2028.

Os dois trunfos da SpaceX

Apesar de Elon Musk já ter tentado convencer a Apple a mudar para o serviço Starlink da SpaceX, só agora é que essa mudança parece mais provável. Duas recentes movimentações da SpaceX podem estar a mudar o cenário, conforme avança o 9to5Mac.

Primeiro, a SpaceX fechou um acordo de 17 mil milhões de dólares, cerca de 17 mil milhões de euros, para adquirir o espectro da EchoStar. Esta aquisição, pendente de aprovação regulatória, dará à empresa de Elon Musk os direitos sobre 50 MHz de espectro, permitindo-lhe fornecer serviços de voz, texto e banda larga a partir do espaço para utilizadores em todo o mundo.

Em segundo lugar, a SpaceX planeia aumentar massivamente o número de satélites Starlink em órbita, passando dos atuais 650 para cerca de 15.000. Estes novos satélites serão mais capazes e numerosos, garantindo uma conectividade omnipresente a telemóveis e outros dispositivos.

Por que razão a Apple pode mudar de parceiro

Estes desenvolvimentos colocam a Starlink numa posição muito vantajosa. Atualmente, a T-Mobile já utiliza a rede da Starlink para o seu serviço T-Satellite, que continua a adicionar suporte para um número crescente de aplicações. A Apple poderá querer seguir o mesmo caminho para aumentar a sua própria capacidade e compatibilidade com apps.

Segundo o analista de telecomunicações Philip Burnett, em declarações ao Arstechnica, a Starlink poderá usar a sua capacidade reforçada para “incentivar fortemente a Apple a assinar um acordo”. Burnett explica que a capacidade potencial da Globalstar é limitada por ter “muito menos satélites do que a SpaceX, e também menos espectro”. A compra do espectro da EchoStar dará à SpaceX “mais poder de negociação com a Apple”.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech