1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Toyota acusa rivais de marketing enganoso sobre tecnologia "mild-hybrid"
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Toyota acusa rivais de marketing enganoso sobre tecnologia "mild-hybrid" em Ter 7 Out 2025 - 15:28

DJPRMF

frente de um toyota

A Toyota, uma das pioneiras no mercado de veículos híbridos, está a lançar um aviso sério à concorrência. A marca japonesa acusa outras fabricantes de automóveis de utilizarem terminologia que pode induzir os consumidores em erro, especialmente no que toca à tecnologia mild-hybrid de 48 volts.

A crítica vem diretamente de Sean Hanley, diretor de vendas e marketing da Toyota Austrália, que defende que as empresas têm a responsabilidade de ser mais transparentes com os seus clientes. Segundo a publicação automóvel Drive.com.au, Hanley mostrou-se preocupado com a forma como o termo "híbrido" tem sido usado. "A Toyota vai deixar muito claro o que é um sistema híbrido para eficiência, o que é para desempenho e o que é um sistema assistido por 48 volts", afirmou, acrescentando que, na sua opinião, "um sistema de 48 volts não representa um sistema híbrido".

Híbridos que não são bem híbridos?

Para perceber a posição da Toyota, é importante distinguir as diferentes tecnologias. A marca, que lançou o icónico Prius em 2001, popularizou o sistema full hybrid (ou series-parallel). Neste sistema, um motor elétrico e uma pequena bateria podem operar de forma independente para complementar o motor a gasolina, otimizando significativamente o consumo de combustível.

A empresa também utiliza uma variante focada no desempenho, o "Performance Hybrid", presente em modelos como o Tundra, onde o motor elétrico serve para aumentar a potência do motor a combustão.

No centro da polémica estão os sistemas mild-hybrid, que recorrem a um sistema elétrico de 48 volts. Este sistema integra o motor de arranque e o alternador numa única unidade, ajudando a reduzir o consumo em certas situações. No entanto, devido a uma bateria mais pequena e a um sistema elétrico menos complexo, os ganhos de eficiência de combustível são consideravelmente menores do que num sistema full hybrid.

Toyota aponta o dedo, mas faz o trabalho de casa

Na perspetiva da Toyota, marcas como a Mazda, Suzuki e Alfa Romeo têm promovido modelos como o CX-60, Fronx e Tonale como "híbridos", quando a sua tecnologia se enquadra na definição de mild-hybrid.

Curiosamente, a própria Toyota utiliza sistemas mild-hybrid de 48 volts em modelos como o Prado e o HiLux. No entanto, a empresa faz questão de os comercializar sob a designação "V Active", evitando a todo o custo a palavra "híbrido".

"Não os consideramos veículos híbridos, só para que conste. Quero deixar claro que, quando se compra um grupo motopropulsor assistido por 48 volts da Toyota, não se está a comprar um sistema híbrido", reforçou Hanley, declarando de forma categórica que "não são híbridos, nem de perto, nem de longe".

Hanley sublinha que, de um "ponto de vista moral", a sua principal preocupação é que os clientes "saibam o que estão a comprar". Num mercado cada vez mais eletrificado e cheio de novas tecnologias, a clareza na comunicação parece ser a nova batalha dos gigantes automóveis.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech