1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Funcionários estão a entregar dados sensíveis das empresas ao ChatGPT, revela estudo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Funcionários estão a entregar dados sensíveis das empresas ao ChatGPT, revela estudo em Ter 7 Out 2025 - 21:51

DJPRMF

ChatGPT em smartphone

O ChatGPT tornou-se o novo melhor amigo de muitos trabalhadores no escritório, uma ferramenta poderosa para acelerar tarefas e desbloquear a criatividade. No entanto, esta nova amizade pode estar a custar caro às empresas. Um novo estudo revela que um número alarmante de funcionários está a copiar e colar dados sensíveis, incluindo informações pessoais e de cartões de pagamento, diretamente nos chatbots de Inteligência Artificial (IA).

O relatório, intitulado Enterprise AI and SaaS Data Security Report 2025 da empresa de segurança LayerX, acusa o uso crescente e descontrolado de ferramentas de IA generativa pela fuga de dados confidenciais dos ambientes empresariais.

Um risco massivo e invisível

Os números do estudo são reveladores. Com 45% dos funcionários a utilizarem ferramentas de IA generativa, 77% admitem copiar e colar dados para as suas pesquisas no chatbot. O mais preocupante é que 22% destas operações de "copiar e colar" incluem Informação de Identificação Pessoal (PII) ou dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI).

A situação agrava-se quando se percebe que a grande maioria destas interações ocorre fora do controlo das empresas. "Com 82% das colagens a virem de contas pessoais não geridas, as empresas têm pouca ou nenhuma visibilidade sobre que dados estão a ser partilhados, criando um enorme ponto cego para fugas de dados e riscos de conformidade", alerta o relatório. O problema não se limita ao texto, já que cerca de 40% dos ficheiros carregados para sites de IA também contêm dados sensíveis.

ChatGPT reina absoluto, Copilot fica para trás

Apesar da forte aposta de gigantes como a Google e a Microsoft, o estudo da LayerX confirma que o ChatGPT da OpenAI é o rei indiscutível no mundo empresarial. Mais de 9 em cada 10 funcionários que usam IA recorrem ao ChatGPT, em comparação com uma adoção muito inferior de alternativas como o Google Gemini (15%), Claude (5%) e o Copilot da Microsoft (entre 2% a 3%).

Or Eshed, CEO da LayerX, sublinha esta tendência: "Vemos que os utilizadores têm uma plataforma de IA preferida e, mesmo que a empresa tenha uma IA 'oficial' ou licenciada, os utilizadores escolhem o que querem. Neste caso, é esmagadoramente o ChatGPT".

A dominância é tal que o uso de IA nas empresas já representa 11% de toda a utilização de aplicações, aproximando-se do email (20%) e das aplicações de produtividade (14%).

Os riscos são reais e já custaram caro

A partilha de dados empresariais confidenciais com modelos de IA levanta sérias preocupações geopolíticas, regulatórias e de conformidade. Or Eshed recorda o caso da Samsung, que em 2023 proibiu temporariamente o uso do ChatGPT depois de um funcionário ter alegadamente carregado código sensível para o chatbot.

O relatório da LayerX destaca que este fenómeno de "TI-sombra" — o uso de tecnologia não aprovada pela empresa — é generalizado, acontecendo também com aplicações de chat (87%), reuniões online (60%) e até mesmo o Salesforce (77%) e o Microsoft Online (68%).

Perante este cenário, a LayerX argumenta que os responsáveis pela segurança da informação (CISOs) precisam de reforçar a aplicação de sistemas de autenticação única (Single Sign-On - SSO) em todas as aplicações críticas para o negócio, de forma a garantir a visibilidade e controlo sobre o fluxo de dados.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech