1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Pinterest acusada de falsas queixas DMCA para remover downloader da pesquisa Google
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Pinterest acusada de falsas queixas DMCA para remover downloader da pesquisa Google em Sex 10 Out 2025 - 10:33

DJPRMF

Pinterest logo

A Pinterest, a popular rede social de partilha de imagens, está a ser acusada de utilizar queixas DMCA (Digital Millennium Copyright Act) de forma abusiva para remover uma ferramenta de download, o Pintere, dos resultados de pesquisa da Google. O operador do site já respondeu, acusando a Pinterest de apresentar queixas "falsas" e exigindo que o seu domínio seja imediatamente restaurado nos índices de pesquisa.

A ferramenta que motivou a fúria do Pinterest

O Pintere.com é uma plataforma que permite aos utilizadores descarregar imagens, vídeos e álbuns inteiros (boards) do Pinterest. Embora também funcione com outros serviços como o Facebook e Instagram, o seu nome denuncia o foco principal. O site é um projeto do programador Johnathan Nader, um nome já conhecido por batalhas legais semelhantes. Nader é também o proprietário do Yout, uma ferramenta para descarregar conteúdo do YouTube que está atualmente envolvida numa batalha judicial com a RIAA (a associação da indústria musical americana).

Insatisfeita com as capacidades de download do Pintere.com, a Pinterest enviou notificações à Google ao abrigo da secção anti-elusão da DMCA, com o objetivo de eliminar os URLs do site dos resultados de pesquisa. Na semana passada, a Google informou Nader de que tinha removido vários endereços do seu motor de busca, referindo que a ferramenta poderia estar a contornar as proteções de conteúdos protegidos por direitos de autor. Uma verificação rápida na pesquisa da Google confirma que os URLs reportados foram, de facto, removidos.

A resposta: "alegações categoricamente falsas"

Em resposta, o advogado do Pintere.com, Frank Scardino, enviou uma contra-notificação à Google, solicitando o restabelecimento dos URLs e classificando as alegações da Pinterest como "categoricamente falsas". A carta acusa a rede social de fazer declarações falsas que deturpam materialmente as atividades do site.

No entanto, a situação não é tão simples como numa queixa DMCA tradicional. As notificações enviadas pela Pinterest não alegam que o conteúdo do Pintere.com é infrator, mas sim que o serviço que fornece é uma ferramenta ilegal de contorno de proteções tecnológicas, ao abrigo da Secção 1201 da DMCA.

Neste cenário específico, não existe uma obrigação legal para os intermediários, como a Google, restaurarem o conteúdo em resposta a uma contra-notificação. Assim, a decisão final sobre os próximos passos está inteiramente nas mãos da gigante das pesquisas.

Segundo o TorrentFreak, a Pinterest ainda não respondeu a um pedido de comentário sobre as acusações. Por enquanto, os links para o Pintere.com continuam ausentes dos resultados de pesquisa da Google, deixando o futuro da ferramenta em suspenso.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech