1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Intel repensa estratégia de open-source: "Temos de usar isto como uma vantagem"
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Intel repensa estratégia de open-source: "Temos de usar isto como uma vantagem" em Seg 13 Out 2025 - 12:24

DJPRMF

Intel logo

A Intel, uma das empresas com maior presença no universo do software de código aberto, poderá estar a reavaliar a sua estratégia de investimento. As declarações de um alto executivo da empresa sugerem que a gigante dos semicondutores pretende colher mais benefícios diretos das suas vastas contribuições para a comunidade, em vez de ver a concorrência a capitalizar sobre o seu trabalho.

A polémica surgiu durante uma conferência de imprensa, onde Kevork Kechichian, vice-presidente executivo e diretor-geral do Data Center Group (DCG) da Intel, expressou a sua frustração com o estado atual dos investimentos da empresa em open-source. Segundo avança o The Register, Kechichian defende que as contribuições da Intel devem, em primeiro lugar, beneficiar a própria empresa.

"Temos provavelmente a maior pegada no open-source do ponto de vista da infraestrutura. Precisamos de encontrar um equilíbrio onde usamos isso como uma vantagem para a Intel e não deixamos que todos os outros o levem e se aproveitem", afirmou o executivo.

Intel apressa-se a clarificar a posição

Apesar da natureza taxativa das suas palavras, Kechichian fez questão de sublinhar que a intenção não é abandonar o ecossistema. "A nossa intenção nunca é abandonar o open-source. Há muitas pessoas a beneficiar do enorme investimento que a Intel fez. [...] Vamos apenas descobrir como podemos tirar mais proveito [das contribuições da Intel] em vez de ver toda a gente a usar os nossos investimentos", acrescentou.

Perante o potencial impacto destas declarações, um porta-voz da Intel apressou-se a emitir um esclarecimento, garantindo que a empresa está "profundamente comprometida" com o espaço de código aberto. No entanto, a mesma fonte confirmou que a Intel irá "aprimorar" o seu foco para que as suas contribuições destaquem também as mais-valias únicas da tecnologia da própria empresa.

Sinais de mudança já eram visíveis

Ambas as declarações, tanto a do executivo como a do porta-voz, apontam para uma recalibração das ambições da Intel no mundo do open-source. De resto, os sinais desta mudança de paradigma já se faziam sentir. Em julho, foi noticiado o encerramento do Clear Linux, um sistema operativo otimizado principalmente para o hardware da Intel, mas cujas melhorias se estendiam também aos processadores da rival AMD.

Resta saber como esta nova abordagem irá impactar a comunidade de developers e o ecossistema de código aberto nos próximos tempos. O que parece claro é que a Intel se encontra, mais uma vez, numa encruzilhada estratégica, procurando um equilíbrio delicado entre a colaboração comunitária e a vantagem competitiva.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech