1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Adeus, kernel Linux 6.16: a sua vida útil terminou e a atualização é urgente
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Adeus, kernel Linux 6.16: a sua vida útil terminou e a atualização é urgente em Seg 13 Out 2025 - 15:03

DJPRMF

Linux logo

Chegou a altura de atualizar o seu sistema Linux. A série 6.16 do kernel atingiu oficialmente o seu fim de vida (EOL - End of Life), o que significa que não receberá mais atualizações de manutenção ou segurança. A recomendação é clara e imediata: é imperativo que os utilizadores migrem para a versão mais recente.

O reputado programador Greg Kroah-Hartman anunciou o lançamento daquela que é a última atualização desta série, a versão 6.16.12, marcando-a como EOL no site oficial kernel.org. "Todos os utilizadores da série do kernel 6.16 devem atualizar", afirmou Kroah-Hartman num anúncio por email, acrescentando que "este ramo chegou agora ao fim de vida. Por favor, avancem para o ramo 6.17.y".

O que marcou o kernel 6.16?

Lançado a 28 de julho de 2025, o kernel Linux 6.16 introduziu várias funcionalidades notáveis. Entre elas, destacam-se o suporte inicial para as Extensões de Domínio Confiável (Trusted Domain Extensions) e para as Extensões de Desempenho Avançado (APX) da Intel. Esta versão trouxe também suporte de offload USB para dispositivos de áudio e uma nova política de alocação de memória intercalada.

O futuro é o Linux 6.17: conheça as novidades

O sucessor, Linux 6.17, foi lançado no passado dia 28 de setembro de 2025, e já se encontra recheado de novas capacidades. Esta versão inclui suporte para a "Branch Record Buffer Extension" (BRBE) da ARM, para a interface de feedback de hardware (HFI) da AMD e para as arquiteturas Wildcat Lake e Bartlett Lake-S da Intel. Adicionalmente, oferece suporte inicial para os codecs HEVC (H.265) e VP9 no descodificador Iris da Qualcomm, suportado pelo driver Video 4 Linux (V4L2).

Este novo kernel já está disponível nos repositórios de várias distribuições populares, como openSUSE Tumbleweed e Arch Linux, sendo também o padrão em lançamentos recentes como o Ubuntu 25.10 e o futuro Fedora 43.

Alternativas para quem procura estabilidade a longo prazo

É importante notar que o kernel Linux 6.17 também é um ramo de curta duração, com suporte previsto apenas por alguns meses. Para utilizadores que necessitam de estabilidade a longo prazo, como em ambientes empresariais ou servidores, a recomendação é optar por uma das muitas versões LTS (Long-Term Support). Entre as opções destacam-se o Linux 6.12 LTS, que é o kernel padrão no Debian 13 "Trixie", bem como os kernels Linux 6.6 LTS e 6.1 LTS, que continuam a receber suporte alargado.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech