1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Vendas de carros elétricos batem recorde histórico e ultrapassam 2 milhões num só mês
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vendas de carros elétricos batem recorde histórico e ultrapassam 2 milhões num só mês em Qua 15 Out 2025 - 9:30

DJPRMF

carros estacionados

O mercado global de veículos elétricos (VEs) atingiu um marco sem precedentes em setembro de 2025, superando pela primeira vez a fasquia dos 2 milhões de unidades vendidas num único mês. No total, foram comercializados 2,1 milhões de carros elétricos, um crescimento impulsionado pelo forte desempenho de mercados-chave como os Estados Unidos, a Europa e a China.

De acordo com a análise da consultora de pesquisa Rho Motion, as vendas acumuladas desde o início do ano já atingem os 14,7 milhões de veículos, o que representa um aumento de 26% em comparação com o ano anterior.

Europa acelera com incentivos governamentais

A Europa teve um mês recorde, com a venda de 427 mil veículos elétricos, um aumento notável de 36% face ao mesmo período do ano passado. O Reino Unido destacou-se, com a procura a ser impulsionada pelo lançamento de novas matrículas e pelo programa governamental "Electric Car Grant".

No total, o mercado europeu já cresceu 32% este ano, alcançando a marca dos 3 milhões de unidades vendidas. Este crescimento foi também alavancado por outros países, com a Alemanha a aprovar um novo pacote de incentivos de 3 mil milhões de euros, e a Itália e Espanha a registarem crescimentos significativos em comparação com 2024.

detalhes sobre as vendas em gráfico

América do Norte numa corrida contra o tempo

Na América do Norte, as vendas de VEs dispararam 66% em setembro. Este aumento súbito foi motivado pela urgência dos consumidores em aproveitar os incentivos fiscais federais que expiraram no final do mês. No entanto, a Rho Motion prevê uma desaceleração no último trimestre do ano, precisamente devido ao fim destes créditos.

Este cenário já está a provocar reações por parte de várias fabricantes. A Hyundai reduziu os seus preços, a Mercedes-Benz suspendeu a produção de quatro modelos elétricos e a GM interrompeu um turno na sua fábrica no Tennessee. A Volkswagen também parou a produção do seu modelo ID.4, enquanto a Nissan chegou mesmo a cancelar os seus planos de fabricar VEs nos EUA.

China continua a ser a força dominante

A China mantém-se firme como a maior potência no mercado global de veículos elétricos. Só em setembro, o gigante asiático foi responsável pela venda de 1,3 milhões de unidades. As vendas de veículos puramente elétricos (BEV) cresceram 28%, totalizando 800 mil unidades.

Desde o início do ano, a China já comercializou quase 9 milhões de VEs, um crescimento de 24% que consolida a sua liderança e a maturidade do seu mercado, onde marcas como a BYD têm um papel fundamental, ao lado de gigantes como a Tesla.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech