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Atualização do Windows 11 está a causar o caos e a bloquear o acesso ao 'localhost' em Sex 17 Out 2025 - 8:14

DJPRMF

Windows 11 logo em vermelho

Uma das mais recentes atualizações para o Windows 11 está a dar verdadeiras dores de cabeça a programadores e utilizadores. Aparentemente, um bug nos patches de segurança de outubro está a bloquear as ligações ao 'localhost', um endereço essencial para testar e depurar aplicações localmente.

O 'localhost' refere-se ao próprio computador onde se está a trabalhar, acessível através do endereço de IP 127.0.0.1. É uma ferramenta fundamental para programadores testarem websites e aplicações, mas também é usada por vários programas que precisam de comunicar com serviços a correr na mesma máquina.

O bug que está a irritar a comunidade

Após a instalação da atualização de segurança de outubro (KB5066835) e até mesmo da atualização de antevisão de setembro (KB5065789), os utilizadores começaram a reportar que as suas aplicações já não conseguiam estabelecer ligações HTTP ao endereço 127.0.0.1. Os erros mais comuns incluem mensagens como "ERR_CONNECTION_RESET" ou "ERR_HTTP2_PROTOCOL_ERROR".

As queixas multiplicaram-se rapidamente nos fóruns da Microsoft, no Stack Exchange e no Reddit, com todos a partilharem o mesmo problema. O bug está a afetar uma vasta gama de ferramentas, incluindo a depuração no Visual Studio, a autenticação Entra ID no SSMS e até aplicações de segurança como a Duo Desktop.

A Duo emitiu um boletim de suporte alertando para a situação: "Após realizar as atualizações do Windows para o Windows 11 24H2 e 25H2, poderá experienciar um problema em que o Duo Prompt não consegue contactar o Duo Desktop". Isto pode impedir autenticações bem-sucedidas ou limitar funcionalidades importantes de segurança.

Como resolver o problema?

Atualmente, a única solução 100% eficaz passa por remover as atualizações problemáticas. Os utilizadores podem desinstalar os patches usando os seguintes comandos na linha de comandos:

wusa /uninstall /kb:5066835 wusa /uninstall /kb:5065789

Após desinstalar as atualizações e reiniciar o computador, a interface de loopback deverá voltar a permitir ligações HTTP/2, resolvendo os problemas.

Existem outras duas soluções que funcionaram para alguns utilizadores, mas sem garantia de sucesso para todos. Alguns afirmam que instalar a mais recente atualização de inteligência do Microsoft Defender resolveu o problema, enquanto outros não notaram qualquer diferença.

Outra possível solução, sugerida pelo site BornCity, envolve desativar o protocolo HTTP/2 através de uma alteração no Registo do Windows, adicionando as seguintes entradas:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\HTTP\Parameters] "EnableHttp2Tls"=dword:00000000 "EnableHttp2Cleartext"=dword:00000000

No entanto, esta alteração não foi confirmada de forma independente como uma solução universal. Por agora, a remoção das atualizações parece ser o caminho mais seguro enquanto se aguarda uma correção oficial por parte da Microsoft.



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