1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Blizzard vê nascer novo sindicato com as equipas de Hearthstone e Warcraft Rumble
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Blizzard vê nascer novo sindicato com as equipas de Hearthstone e Warcraft Rumble em Sex 17 Out 2025 - 20:08

DJPRMF

Hearthstone

A Blizzard, um dos estúdios mais icónicos da Microsoft, viu nascer mais um sindicato nos seus quadros. Desta vez, foram os developers responsáveis pelos populares jogos Hearthstone e Warcraft Rumble a unirem-se para formar uma nova unidade sindical com mais de 100 trabalhadores, que inclui engenheiros de software, designers, artistas, produtores e testers de qualidade. O grupo será representado pela Communication Workers of America (CWA).

Uma onda de sindicalização que não para de crescer

Esta onda de sindicalização não é um fenómeno novo no estúdio. A inspiração para este novo grupo veio do sucesso alcançado pelos colegas de World of Warcraft, que formaram a sua própria associação no ano passado. O movimento ganhou ainda mais força já em 2025, com as equipas responsáveis por Diablo e Overwatch a seguirem o mesmo caminho. Com esta mais recente adição, a CWA afirma que já representa mais de 1.900 trabalhadores dentro da Blizzard.

A criação deste sindicato surge, no entanto, num momento particularmente delicado. A Microsoft, empresa-mãe da Blizzard, realizou despedimentos significativos na sua divisão de gaming este verão, cortes que, alegadamente, levaram ao abrandamento do desenvolvimento de Warcraft Rumble.

O futuro incerto com o fim do acordo com a Microsoft

O crescimento de sindicatos nos estúdios da Microsoft tem sido facilitado por acordos de neutralidade que a empresa assinou com a CWA, primeiro para a Activision Blizzard em 2022 e depois para a ZeniMax em 2024, que respeitam o direito dos trabalhadores à organização. Contudo, o cenário poderá estar prestes a mudar.

Segundo o site Aftermath, o acordo de neutralidade que protege os trabalhadores da Activision Blizzard expira já em outubro de 2025, o que poderá dificultar a formação de novos sindicatos no futuro. A Microsoft assinou este acordo inicialmente para tranquilizar os reguladores durante a aquisição da Activision Blizzard, um negócio de 68,7 mil milhões de dólares. Agora, com o processo concluído, a gigante tecnológica poderá ter menos incentivos para manter a mesma postura colaborativa.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech