1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Falha da AWS causou prejuízos de milhões a várias empresas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Falha da AWS causou prejuízos de milhões a várias empresas em Ter 21 Out 2025 - 19:13

DJPRMF

AWS dinheiro

A Amazon confirmou na tarde de segunda-feira que uma falha massiva nos seus serviços de alojamento na cloud, a Amazon Web Services (AWS), foi resolvida. O incidente, considerado o pior desde o caos gerado pela CrowdStrike no ano passado, provocou perturbações à escala global, afetando milhões de utilizadores e empresas que dependem daquela que é a maior fornecedora de serviços na nuvem do mundo.

O apagão mergulhou grande parte da internet no caos. Segundo a ZDNet, mais de 28 serviços da AWS foram interrompidos, resultando num prejuízo que um analista, em declarações à CNN, estimou poder ascender a milhares de milhões de euros. Aplicações populares como o Snapchat, Signal e Reddit deixaram de funcionar. Voos foram adiados, serviços financeiros e bancários ficaram indisponíveis e jogos de enorme popularidade, como o Fortnite, ficaram inacessíveis. Os próprios serviços da Amazon, incluindo a sua plataforma de comércio eletrónico, a assistente virtual Alexa e o Prime Video, também foram atingidos.

"O incidente realça a complexidade e a fragilidade da Internet, bem como a dependência que todos os aspetos do nosso trabalho têm no seu funcionamento", afirmou Mehdi Daoudi, CEO da empresa de monitorização de desempenho Catchpoint, à CNN. "O impacto financeiro desta falha chegará facilmente às centenas de milhares de milhões devido à perda de produtividade de milhões de trabalhadores e à interrupção de operações comerciais, desde companhias aéreas a fábricas."

A origem do caos e as críticas à Amazon

A falha teve origem no centro de dados mais antigo e importante da Amazon nos EUA, uma infraestrutura que, segundo a Reuters, já tinha sofrido duas interrupções semelhantes em 2020 e 2021. Apesar de a gigante tecnológica ter garantido na altura que os problemas estavam "totalmente mitigados", as correções não foram suficientes para garantir a estabilidade em 2025.

Os primeiros sinais do problema surgiram com "um aumento nas taxas de erro e latência em vários serviços essenciais", ligados à tecnologia de base de dados na nuvem da Amazon. A ZDNet adianta que, embora os engenheiros tenham identificado e corrigido rapidamente um problema de resolução de DNS (Domain Name System), uma cascata de falhas noutros serviços da AWS acabou por paralisar a plataforma. No pico da crise, o site Down Detector registou mais de 8 milhões de queixas a nível global.

As críticas não tardaram a surgir. Ken Birman, professor de ciências da computação na Universidade de Cornell, declarou à Reuters que "os programadores de software precisam de criar uma melhor tolerância a falhas", sugerindo que a Amazon poderia ter feito mais para prevenir este novo apagão.

Para a Amazon, a reação negativa pode ter um forte impacto financeiro se os clientes começarem a procurar outros fornecedores de tecnologia na nuvem. Empresas do setor financeiro, particularmente avessas ao risco, consideram agora uma estratégia "multi-cloud", distribuindo as suas operações críticas por vários fornecedores, como a AWS, o Microsoft Azure e o Google Cloud.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech