1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Meta reforça segurança no WhatsApp e Messenger com novas armas anti-burla
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Meta reforça segurança no WhatsApp e Messenger com novas armas anti-burla em Qui 23 Out 2025 - 11:42

DJPRMF

scam digital

A Meta anunciou um novo conjunto de ferramentas destinadas a proteger os utilizadores do WhatsApp e do Messenger contra potenciais esquemas fraudulentos e a reforçar a segurança das suas contas. As novidades apostam na deteção proativa de ameaças e em novos alertas para consciencializar os utilizadores para os perigos online.

Detetor de burlas com IA chega ao Messenger

No Messenger, a empresa começou a testar um sistema mais avançado de deteção de burlas para conversas suspeitas. A ferramenta irá alertar os utilizadores sempre que um novo contacto enviar uma mensagem potencialmente fraudulenta. Caso o utilizador suspeite, terá a opção de enviar as mensagens recentes para uma análise de IA, que procurará por sinais de fraude.

Quando uma potencial burla é identificada, o utilizador recebe um alerta com mais informações sobre os esquemas mais comuns e um conjunto de ações sugeridas, como bloquear ou denunciar o remetente. "Se uma potencial burla for detetada, receberá mais informações sobre burlas comuns e sugeriremos ações, incluindo o bloqueio ou a denúncia da conta suspeita," explicou a Meta no seu blog oficial.

Esta funcionalidade vem ativada por defeito, mas pode ser desativada a qualquer momento nas "Definições de Privacidade e Segurança", desmarcando a opção "Deteção de burlas".

detetor de burlas da Meta

WhatsApp com novos alertas de segurança

Para o WhatsApp, a Meta está a introduzir novos avisos que surgem ao iniciar uma videochamada com um contacto desconhecido. Estes alertas aconselham os utilizadores a partilharem o seu ecrã apenas com pessoas em quem confiam.

"Sabemos que os burlões podem pressionar os seus alvos a partilhar o ecrã para os enganar e levá-los a revelar informações sensíveis, incluindo detalhes bancários ou códigos de verificação. Com esta nova ferramenta, damos aos nossos utilizadores mais contexto para detetar e evitar burlas", acrescentou a empresa.

Esta medida complementa outras funcionalidades de segurança já implementadas, como o "resumo de segurança" que aparece quando um utilizador é adicionado a um grupo por contactos desconhecidos, fornecendo detalhes sobre a criação do grupo e como controlar quem o pode adicionar.

Luta contínua contra o cibercrime

Estas novidades surgem num contexto de um esforço contínuo da Meta para combater a fraude nas suas plataformas. A empresa revelou que, desde o início do ano, desativou quase 8 milhões de contas ligadas a centros de burla em países como o Laos, Camboja, Mianmar, Emirados Árabes Unidos e Filipinas. Além disso, removeu mais de 21.000 páginas e contas que se faziam passar pelo suporte ao cliente para enganar as vítimas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech