1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Rivian paga 250 milhões de dólares para encerrar processo judicial de acionistas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Rivian paga 250 milhões de dólares para encerrar processo judicial de acionistas em Sex 24 Out 2025 - 21:06

DJPRMF

Rivian

A Rivian concordou em pagar 250 milhões de dólares (aproximadamente 235 milhões de euros) para resolver um processo judicial movido por acionistas em 2022. A ação judicial teve origem num controverso aumento de preços dos seus veículos elétricos, o SUV R1S e a pick-up R1T, com os investidores a alegarem que foram enganados pela fabricante.

A origem do conflito

O processo de ação coletiva acusa a Rivian de ter iludido os investidores na altura da sua oferta pública inicial (IPO) em 2021. A principal acusação é que a fabricante de automóveis não revelou que os modelos R1S e R1T estavam a ser vendidos a um preço inferior ao seu custo de produção. Os acionistas argumentam que esta situação tornava inevitável um futuro aumento de preços, algo que, na sua perspetiva, a Rivian deveria ter comunicado de forma transparente.

Em março de 2022, a empresa aumentou o preço base dos seus dois modelos em 12.000 dólares, uma medida que inicialmente se aplicava à maioria das reservas existentes. No entanto, após uma forte reação negativa por parte dos clientes, a Rivian recuou rapidamente na decisão, permitindo que quem tinha feito a pré-encomenda antes do anúncio mantivesse o preço original.

Um acordo para seguir em frente

A Rivian enquadrou o acordo como uma oportunidade para se focar no futuro. "A empresa nega as alegações do processo e sustenta que este acordo para a sua resolução não é uma admissão de culpa ou de má conduta", escreveu a fabricante num comunicado. "No entanto, a resolução permitirá à Rivian concentrar os seus recursos no lançamento do seu veículo para o mercado de massas, o R2, na primeira metade de 2026."

O acordo ainda necessita da aprovação do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia, Divisão Ocidental. Todos os detalhes sobre o processo podem ser consultados no site oficial do litígio.

Esta notícia surge num momento desafiante para a empresa, que recentemente anunciou o despedimento de 4,5% da sua força de trabalho, o que corresponde a mais de 600 funcionários. Fatores como o fim dos créditos fiscais de 7.500 dólares, as tarifas impostas pela administração Trump e um abrandamento geral na procura por veículos elétricos estão a tornar o caminho para a rentabilidade cada vez mais difícil para a Rivian.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech