1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Caos nos céus: Falha de hardware na Alaska Airlines deixa 49.000 passageiros em terra
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Caos nos céus: Falha de hardware na Alaska Airlines deixa 49.000 passageiros em terra em Sáb 25 Out 2025 - 8:57

DJPRMF

Alaska Airlines

A Alaska Airlines viu-se forçada a paralisar todas as suas operações depois de uma falha tecnológica massiva no seu centro de dados ter provocado a interrupção de sistemas críticos em toda a sua rede no passado dia 23 de outubro. A perturbação começou por volta das 15:30, hora do Pacífico (23:30 em Portugal Continental), e resultou numa ordem para manter todas as aeronaves em terra, tanto da Alaska como da Horizon Air. A paralisação durou quase oito horas e deixou mais de 49.000 passageiros retidos em aeroportos por toda a América do Norte.

O que causou a paralisação de oito horas?

A companhia aérea conseguiu determinar que a origem do incidente foi uma falha de hardware no seu centro de dados principal, uma peça central da infraestrutura de TI da empresa. Foi esclarecido que a interrupção não se tratou de um incidente de cibersegurança. A falha afetou vários sistemas essenciais que coordenam o agendamento de voos, o encaminhamento de aeronaves e a atribuição de tripulações, o que obrigou a companhia a manter os seus aviões em terra a nível nacional. A Alaska Airlines sublinhou que a fiabilidade do sistema é uma obrigação fundamental e que a segurança dos passageiros nunca esteve comprometida.

Passageiros frustrados recorreram rapidamente às redes sociais para descrever longas filas, sistemas encerrados e confusão em aeroportos como o de Seattle-Tacoma e o Internacional de Los Angeles. A disrupção foi tão significativa que a companhia adiou a sua apresentação de resultados trimestrais, agendada para a manhã de sexta-feira.

Não é a primeira vez: um problema recorrente

Num comunicado oficial, a Alaska Airlines pediu desculpa pelo incidente, classificando-o como um desempenho "inaceitável": "Sabemos que os nossos clientes depositam a sua confiança em nós quando escolhem voar com a Alaska, e este nível de desempenho não é aceitável. E embora a segurança seja a nossa responsabilidade mais crítica, a fiabilidade das nossas operações é uma expectativa essencial dos nossos clientes".

Por mais catastrófico que pareça, este não é o primeiro incidente do género na Alaska Airlines. Em julho deste ano, a empresa sofreu outra avaria no centro de dados que paralisou os voos durante três horas e demorou dias a resolver completamente. Ambas as falhas parecem ter origem nos mesmos pontos de infraestrutura, ou em pontos muito semelhantes.

A companhia aérea já anunciou que vai contratar especialistas externos em tecnologia para realizar uma revisão em larga escala da sua arquitetura de rede e "reforçar" os seus sistemas. Na noite de sexta-feira, a companhia informou que as operações estavam a "normalizar" e que a maioria dos sistemas tinha sido restaurada, embora se esperassem cancelamentos e atrasos residuais durante o fim de semana.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech