1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Strava recua e retira processo contra a Garmin em tempo recorde
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Strava recua e retira processo contra a Garmin em tempo recorde em Sáb 25 Out 2025 - 16:13

DJPRMF

Strava logo

Durou apenas 21 dias a batalha legal que prometia abalar o mundo da tecnologia de fitness. O Strava, a popular plataforma de registo de atividades físicas, desistiu voluntariamente do processo judicial que tinha movido contra a Garmin por violação de patentes, pondo um fim abrupto a um conflito que mal tinha começado.

A batalha que durou três semanas

No início do mês, o Strava avançou com um processo judicial acusando a Garmin de infringir as suas patentes relacionadas com funcionalidades populares como os mapas de calor (heat maps) e os segmentos. A empresa pedia ao tribunal que travasse a venda de praticamente toda a gama de produtos da Garmin que, segundo a sua interpretação, violavam as suas tecnologias.

A disputa escalou quando Matt Salazar, Diretor de Produto do Strava, publicou um post no Reddit a “pôr os pontos nos is”. Salazar afirmou que a ação legal era uma resposta às diretrizes da API da Garmin, que alegadamente exigiam que o logótipo da marca estivesse presente em todas as publicações de atividades, ecrãs e gráficos, transformando o Strava e outros parceiros numa "plataforma de publicidade".

O recuo súbito e as razões por detrás do silêncio

Com a mesma rapidez com que começou, a guerra terminou. O Strava retirou o processo, numa reviravolta que apanhou muitos de surpresa. A empresa não emitiu qualquer comentário sobre os motivos que levaram a esta decisão.

No entanto, segundo o especialista DC Rainmaker, que avançou a notícia, a razão poderá estar na fragilidade do caso do Strava, especialmente no que diz respeito às patentes dos mapas de calor. É provável que conversas à porta fechada entre as duas empresas tenham levado a este desfecho. A Garmin possui um vasto portefólio de patentes e um forte historial na sua defesa em tribunal, o que pode ter levado o Strava a reconsiderar a sua posição.

Uma parceria tremida com um IPO à vista

A decisão inicial do Strava foi vista como arriscada, considerando a forte dependência que a sua plataforma tem dos dados provenientes dos dispositivos Garmin. A relação de longa data entre as duas gigantes da tecnologia de fitness ficou, sem dúvida, abalada.

Perder o acesso à vasta legião de utilizadores de equipamentos Garmin poderia ter sido catastrófico para a empresa de São Francisco, especialmente numa altura em que planeia a sua entrada em bolsa (IPO) para o próximo ano. Ao que tudo indica, a paz, ainda que tensa, foi a opção mais sensata para o futuro do Strava.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech