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O fim de uma era: bolachas Club e Penguin já não são legalmente de chocolate em Dom 26 Out 2025 - 16:20

DJPRMF

Chocolate

Imaginem por um momento que a Nocilla, o famoso creme de barrar, reduzia tanto o cacau na sua receita que já não podia usar o seu conhecido jingle "leite, cacau, avelãs e açúcar" sem incorrer em publicidade enganosa. O choque, a polémica, a incredulidade seriam enormes. Pois bem, algo muito semelhante acaba de acontecer no Reino Unido e é um sério aviso sobre o futuro do chocolate.

O que aconteceu às bolachas mais famosas do Reino Unido?

Durante décadas, as bolachas da McVitie's afirmaram-se no mercado britânico com o slogan: "Se gostas das tuas bolachas com muito chocolate, junta-te ao nosso clube". Contudo, essa era chegou ao fim. A Pladis, empresa-mãe da marca, limitou de tal forma a quantidade de chocolate na receita das suas bolachas Club e das barras Penguin que, legalmente, já não podem ser consideradas produtos de chocolate. Agora, são apenas bolachas com "sabor a chocolate".

A decisão, como avança o The Guardian, forçou a empresa a abandonar o seu icónico slogan, marcando o fim de uma era para os consumidores britânicos.

A culpa é do preço do cacau

A explicação por detrás desta medida drástica é simples: os preços do cacau dispararam, especialmente durante 2024 e o início de 2025, resultando em custos de produção insustentáveis. Como temos vindo a noticiar, esta pressão tem causado estragos na indústria do chocolate a nível mundial.

Rapidamente, os fabricantes perceberam que não podiam repercutir a totalidade dos aumentos para o consumidor final, sob pena de uma quebra abrupta na procura. A solução passou pela "reduflação" e outras estratégias para conter os preços. Esta situação é um reflexo de uma crise na cadeia de abastecimento que tem paralelos com a recente subida de preços no hardware para PC.

Tanto no Reino Unido como na União Europeia, a regulamentação é clara: para um produto ser rotulado como "de chocolate", tem de conter, no mínimo, 20% de sólidos de cacau. Ao cruzar essa linha, a McVitie's foi obrigada a alterar a designação dos seus produtos.

Menos chocolate, mais lucro? O futuro incerto do setor

Curiosamente, as consequências desta crise, em outubro de 2025, revelam um mercado paradoxal. Embora o consumo esteja a cair devido aos preços elevados, o negócio melhorou. O chocolate está hoje 13% mais caro do que no início do ano e quase 19% mais caro do que há um ano; ainda assim, o setor conseguiu gerar mais 80 milhões de euros em lucros do que no ano passado.

No entanto, o futuro é incerto. Um relatório recente da Produlce, a associação espanhola do setor, reconheceu que o consumo caiu 8,6% no último ano, embora a despesa por pessoa tenha aumentado 5,5%. Isto é preocupante porque, apesar de uma ligeira descida recente, o preço do cacau continua ao dobro do habitual, com previsões de que continue a subir a médio prazo. A era do chocolate barato pode mesmo ter chegado ao fim.



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