1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Windows 11: Novo Menu Iniciar chega com bugs bizarros que a Microsoft ignorou
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Windows 11: Novo Menu Iniciar chega com bugs bizarros que a Microsoft ignorou em Dom 2 Nov 2025 - 9:50

DJPRMF

Windows 11 novo menu inicial

A mais recente atualização de pré-visualização de outubro para o Windows 11 trouxe finalmente o tão aguardado Menu Iniciar redesenhado. Após quatro anos de queixas, a Microsoft reformulou o menu para uma visualização de página única, adicionou a capacidade de remover a secção de recomendações e melhorou o aproveitamento do espaço. No entanto, a novidade, que está a ser implementada de forma gradual, chega acompanhada de alguns bugs bastante estranhos.

Logo após ativar o novo Menu Iniciar, foram detetados dois problemas bizarros. O primeiro acontece quando se instalam novas aplicações: as suas pastas e atalhos não aparecem imediatamente na lista de aplicações. Por exemplo, ao instalar o VMware Workstation numa cópia limpa do Windows, não foi possível encontrá-lo na lista, apesar de o instalador dever ter criado uma pasta com os respetivos atalhos. A pesquisa do Windows também não apresentou resultados. Curiosamente, a pasta e os atalhos estão, de facto, no local correto, sendo visíveis através do Explorador de Ficheiros. O erro afeta apenas as aplicações que criam pastas no diretório do Menu Iniciar e só um reinício do sistema ou do Explorador de Ficheiros força a exibição correta de todas as apps.

O segundo bug é igualmente irritante. Na primeira vez que se abre o Menu Iniciar após um reinício, clicar com o botão esquerdo ou direito em qualquer aplicação faz com que o menu deslize automaticamente para o topo da lista. Quer abrir a aplicação de Fotografias? Azar, o sistema rola para o início e acaba por abrir algo completamente diferente. Felizmente, este comportamento anómalo ocorre apenas uma vez. Após o primeiro clique falhado, o Menu Iniciar deixa de fazer scroll indesejado e passa a funcionar como esperado.

Estes problemas foram replicados em diferentes computadores, incluindo portáteis e máquinas virtuais, o que levanta questões sobre o controlo de qualidade da Microsoft, especialmente porque o novo menu esteve vários meses em desenvolvimento. De referir que a Microsoft já tinha corrigido o problema do scroll numa build para Insiders no início de outubro, com um bug semelhante a ser supostamente resolvido numa outra atualização em setembro. A questão que se impõe é: onde estão estas correções para os utilizadores da versão estável?

Estas falhas juntam-se a outros problemas recentes do Windows 11, como o Gestor de Tarefas que se recusa a fechar e acumula processos duplicados que consomem memória e CPU. Com os esforços da Microsoft para injetar cada vez mais funcionalidades de IA e publicidade no sistema operativo, bugs como estes apenas servem para frustrar e desapontar os utilizadores.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech