1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Trump aperta o cerco à NVIDIA: chips de IA Blackwell podem ser exclusivos para os EUA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Trump aperta o cerco à NVIDIA: chips de IA Blackwell podem ser exclusivos para os EUA em Seg 3 Nov 2025 - 9:16

DJPRMF

Nvidia logo

Numa declaração que promete abalar o mercado tecnológico global, o presidente Donald Trump indicou que os mais avançados chips de Inteligência Artificial da NVIDIA devem ser de uso exclusivo para os Estados Unidos, levantando novas barreiras à exportação de tecnologia de ponta.

Em entrevista ao programa "60 Minutes", conforme avança a Reuters, Trump foi categórico na sua posição, afirmando que nem mesmo os aliados deverão ter acesso à tecnologia mais recente. "Os mais avançados, não deixaremos ninguém tê-los além dos Estados Unidos. Não daremos o chip (Blackwell) para outras pessoas", declarou.

Nem os aliados escapam: o impacto imediato da nova política

As palavras do presidente norte-americano já estão a causar ondas de choque no setor. Um acordo recentemente anunciado pela NVIDIA para a venda de 260.000 chips Blackwell à Coreia do Sul, um aliado de longa data dos EUA, encontra-se agora sob escrutínio do Departamento de Comércio, colocando o negócio em suspenso.

Esta nova e mais rígida postura contrasta com as ações do próprio governo em julho, altura em que a Casa Branca tinha sinalizado a possibilidade de conceder licenças à NVIDIA para a venda de chips de IA avançados à China, um mercado que a empresa agora considera perdido.

NVIDIA entre a espada e a parede na China

Por outro lado, a própria NVIDIA parece resignada com a perda do mercado chinês para soluções locais. Jensen Huang, CEO da empresa, foi direto ao assunto recentemente: "Eles [China] deixaram muito claro que não querem que a NVIDIA esteja lá agora".

O "encalhe" dos chips H20, desenvolvidos especificamente para contornar as sanções iniciais, e a perda de espaço na China podem prejudicar as receitas da gigante tecnológica. O próprio Huang já tinha reconhecido que o financiamento proveniente do mercado chinês era crucial para as atividades de pesquisa e desenvolvimento nos EUA, criando um dilema complexo para o futuro da empresa.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech