1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » "IA nunca será consciente": Mustafa Suleyman da Microsoft traça a linha vermelha
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

"IA nunca será consciente": Mustafa Suleyman da Microsoft traça a linha vermelha em Seg 3 Nov 2025 - 10:11

DJPRMF

Copilot logo da Microsoft

Numa altura em que o debate sobre a natureza da inteligência artificial atinge o seu auge, o chefe de IA da Microsoft, Mustafa Suleyman, deita um balde de água fria sobre as teorias mais fantasiosas. Numa entrevista à CNBC, o executivo foi categórico: apenas os seres biológicos podem ter consciência. A IA, por mais avançada que seja, é apenas uma ferramenta poderosa, mas desprovida de sentimentos reais.

Suleyman, que fundou a Inflection AI antes de se juntar à Microsoft, argumenta que a inteligência artificial não sente verdadeiramente tristeza ou dor, mesmo que o afirme. O que ela faz é simular a experiência, criando uma "aparente narrativa de experiência".

A simulação da experiência não é o mesmo que sentir

"A nossa experiência física de dor é algo que nos deixa muito tristes e nos faz sentir terrivelmente mal, mas a IA não sente tristeza quando experiencia 'dor'", explicou Suleyman. "É uma distinção muito, muito importante. Está apenas a criar a perceção, a aparente narrativa da experiência e de si mesma e da consciência, mas não é isso que está realmente a experienciar".

A sua posição alinha-se com o naturalismo biológico, uma corrente filosófica que liga a consciência aos processos de um cérebro vivo. Para Suleyman, esta distinção é crucial, especialmente no que toca a questões de direitos.

Uma questão de direitos (e bom senso?)

O líder da IA da Microsoft sublinha que a razão pela qual atribuímos direitos às pessoas é porque não queremos magoá-las, pois elas sofrem. "Elas têm uma rede de dor e têm preferências que envolvem evitar a dor", afirma. "Estes modelos não têm isso. É apenas uma simulação".

Mustafa Suleyman foi ainda mais longe, opondo-se pessoalmente à investigação sobre a consciência da IA, classificando a questão como "absurda". Na sua visão, os modelos de IA não podem, nem nunca poderão, ser conscientes, seja agora ou no futuro.

A estratégia da Microsoft: uma IA ao serviço dos humanos

Esta filosofia reflete-se na estratégia prática da Microsoft. Segundo Suleyman, o objetivo é construir uma IA que esteja "sempre ao serviço do ser humano" e que não finja ser consciente. Esta abordagem explica decisões recentes da empresa, como o lançamento da funcionalidade "Real Talk" no Copilot, que desafia o utilizador em vez de ser subserviente.

Além disso, Suleyman já tinha afirmado que a Microsoft não irá desenvolver chatbots eróticos, um caminho que concorrentes como a OpenAI e a xAI escolheram seguir.

No final da entrevista, Suleyman deixou um aviso: aqueles que não têm receio da inteligência artificial não compreendem verdadeiramente a tecnologia, reforçando que o ceticismo perante os seus avanços é fundamental.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech