1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Portugal reforça cibersegurança: Governo aprova finalmente a transposição da diretiva NIS2
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Portugal reforça cibersegurança: Governo aprova finalmente a transposição da diretiva NIS2 em Qua 5 Nov 2025 - 19:01

DJPRMF

computador em cibersegurança

O novo regime de cibersegurança foi finalmente aprovado pelo Governo. Depois de ter recebido autorização legislativa do Parlamento, o Executivo ratificou o decreto-lei que transpõe para a legislação nacional a diretiva europeia NIS2, adotada em 2022 para reforçar o quadro legal da cibersegurança nos Estados-Membros.

Este novo enquadramento impõe novas obrigações a entidades públicas e privadas consideradas críticas para a sociedade.

Um processo interrompido pelas eleições

Segundo António Leitão Amaro, ministro da Presidência, este novo diploma foi apresentado no início de 2025, mas o processo legislativo teve de ser interrompido devido às eleições. O processo foi agora concluído com a aprovação do decreto-lei.

O ministro destacou que "é um decreto-lei que dotará Portugal de um regime dos mais desenvolvidos, dos mais modernos, mas também mais eficientes economicamente, dos países da União Europeia”, afirmou o ministro.

A transposição da diretiva esteve em consulta pública no final de 2024, onde recolheu 148 contributos de diversas entidades nacionais. A proposta inicial foi apresentada a 6 de fevereiro de 2025, mas foi suspensa em março após a rejeição da moção de confiança do Governo. O Executivo descreve o regime agora aprovado como mais exigente, mas também "flexível e simples".

O que muda com a NIS2 em Portugal

Este novo regime de cibersegurança tem como principal objetivo reforçar a segurança digital nacional, estabelecendo regras mais claras tanto para empresas como para organismos públicos.

Entre as principais medidas destacam-se:

  • O reforço das competências do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

  • A definição de novas obrigações para entidades essenciais e digitais, em linha com as diretivas da UE.

  • A criação de procedimentos uniformes para a gestão, reporte e comunicação de incidentes.

  • Uma maior integração com outros regulamentos europeus, como o RGPD e a Diretiva CER.

Além disso, a nova lei vem também regular o hacking ético e estabelece um mecanismo para excluir "fornecedores de risco" das redes de telecomunicações. O Governo sublinha que esta medida visa também simplificar procedimentos burocráticos, alinhando-se com a estratégia de redução de burocracia recentemente anunciada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech