1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft pede desculpa por "dark pattern" nos preços do Microsoft 365 após processo judicial
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft pede desculpa por "dark pattern" nos preços do Microsoft 365 após processo judicial em Qui 6 Nov 2025 - 12:45

DJPRMF

Microsoft 365

A Microsoft viu-se forçada a emitir um pedido de desculpas aos seus clientes na Austrália e Nova Zelândia, admitindo falta de clareza na comunicação sobre as recentes subidas de preço da suite Microsoft 365. A controvérsia, que levou a um processo judicial por parte de uma entidade australiana, centra-se na forma como a empresa "escondeu" um plano de subscrição mais barato sem Inteligência Artificial.

O "dark pattern" que ocultou o plano mais barato

A polémica começou no início do ano, quando a Microsoft aumentou o preço da subscrição do Microsoft 365, justificando a decisão com a integração das novas e potentes ferramentas de IA do Copilot.

No entanto, a empresa não informou de forma transparente que o plano anterior, mais económico e sem as referidas funcionalidades de IA, continuava disponível. Pior: esta opção "Classic" só era apresentada aos utilizadores que tentavam ativamente cancelar a sua subscrição existente, uma prática conhecida como "dark pattern", concebida para pressionar os clientes a manterem-se no plano mais dispendioso.

O pedido de desculpas e a solução (limitada)

Face à pressão legal, a gigante de Redmond publicou um pedido de desculpas oficial dirigido aos subscritores na Austrália e Nova Zelândia. Em emails enviados aos clientes, a empresa lamenta não ter sido mais explícita sobre as alterações de preços comunicadas em outubro de 2024.

A Microsoft oferece agora duas opções claras:

  1. Não fazer nada e manter o plano mais caro com todas as capacidades de IA.

  2. Mudar para a versão "Classic", mantendo o preço antigo.

Para os clientes que optarem pela segunda opção, a Microsoft garante um reembolso proporcional, desde que a mudança seja efetuada até 31 de dezembro de 2025.

E os clientes em Portugal?

Para já, este pedido de desculpas e a opção de reembolso estão limitados aos mercados australiano e neozelandês, parecendo ser uma resposta direta à ação judicial movida na Austrália.

Resta saber se a Microsoft irá alargar esta concessão a outros mercados, incluindo Portugal, onde os utilizadores foram confrontados com a mesma subida de preço e falta de transparência sobre a disponibilidade do plano "Classic" mais acessível.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech