1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Extensão maliciosa no marketplace do VS Code encripta ficheiros e a Microsoft ignora o alerta
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Extensão maliciosa no marketplace do VS Code encripta ficheiros e a Microsoft ignora o alerta em Sex 7 Nov 2025 - 12:50

DJPRMF

ransomware em sistema

O marketplace oficial do Visual Studio Code da Microsoft, uma plataforma geralmente considerada segura para programadores, está a alojar uma extensão maliciosa com capacidades básicas de ransomware. Denominada susvsex, a extensão foi descoberta recentemente e, de forma irónica, a sua própria descrição adverte abertamente para as suas funcionalidades destrutivas.

O que faz esta extensão?

A descoberta foi partilhada pelo investigador John Tuckner, da Secure Annex. Segundo a análise, a extensão, publicada pelo utilizador ‘suspublisher18,' não tenta de todo esconder as suas intenções. A descrição na loja oficial menciona explicitamente o roubo de ficheiros para um servidor remoto e a encriptação (cifragem) de todos os ficheiros do utilizador através do algoritmo AES-256-CBC.

A extensão é ativada em qualquer evento, incluindo a própria instalação ou o arranque do VS Code. Nesse momento, executa um ficheiro ('extension.js') que contém variáveis fixas (hardcoded), como o endereço IP do servidor de comando e controlo (C2) e as chaves de encriptação.

O processo malicioso cria um arquivo .ZIP dos ficheiros num diretório alvo, envia-os para o servidor C2 e, de seguida, substitui todos os ficheiros originais pelas suas versões encriptadas.

Criada com "vibe coding" e IA

Tuckner salienta que o código está longe de ser sofisticado, descrevendo-o como "vibe coding". Muitos dos comentários presentes no código sugerem que o autor não o escreveu diretamente, sendo muito provável que tenha sido gerado com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial.

A extensão consulta ainda, periodicamente, um repositório privado no GitHub para obter novos comandos. O investigador descobriu que, ao tirar partido de um token PAT (Personal Access Token) deixado no código, conseguiu aceder a informações do anfitrião, descobrindo que o proprietário do repositório estará, provavelmente, baseado no Azerbaijão.

O perigo do "AI slop" e a inação da Microsoft

Apesar de a extensão ser uma ameaça óbvia, com as suas ações maliciosas detalhadas na própria descrição, o relatório enviado por Tuckner à Microsoft foi ignorado. No momento da publicação da análise da Secure Annex, a extensão permanecia disponível no marketplace oficial do VS Code.

A empresa de segurança classifica a susvsex como "AI slop" (lixo de IA), mas deixa um aviso sério. Embora rudimentar, a extensão serve como um teste preocupante ao processo de verificação da Microsoft. Com apenas alguns ajustes, poderia tornar-se numa ameaça muito mais perigosa.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech