
O dia 14 de outubro de 2025 marcou o fim de uma era: o Windows 10 chegou oficialmente ao fim do seu período de suporte. Para a maioria dos utilizadores, isto significa que a Microsoft deixou de fornecer assistência técnica, atualizações de funcionalidades ou, mais criticamente, atualizações de segurança.
Para quem não pode ou não quer atualizar para o Windows 11, continuar a usar o sistema operativo torna-se um risco. No entanto, a Microsoft oferece uma solução temporária: o programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU).
O perigo de ficar parado
Continuar a usar o Windows 10 sem atualizações de segurança é uma má ideia. Todos os meses, a Microsoft corrige falhas que são ativamente exploradas por piratas informáticos para instalar malware ou ganhar controlo sobre os dispositivos.
Por exemplo, nas atualizações de outubro de 2025 (as últimas gratuitas), a Microsoft corrigiu uma vulnerabilidade (CVE-2025-24990) que estava a ser ativamente explorada para obter privilégios de administrador. Sem a adesão ao ESU, o seu PC ficará permanentemente vulnerável a esta e a todas as futuras ameaças descobertas.
O que é o ESU e quanto custa?
Para os utilizadores domésticos, o programa ESU garante mais um ano de atualizações de segurança, até 13 de outubro de 2026. Existem várias formas de aderir:
Pagar 30 dólares: A opção direta.
Usar 1.000 pontos Microsoft Rewards: Se acumula pontos no ecossistema Microsoft.
Fazer cópia de segurança para uma conta Microsoft: A opção gratuita.
A boa notícia para os utilizadores em Portugal (e no resto do Espaço Económico Europeu) é que a adesão ao ESU é gratuita. Basta ter a sessão iniciada no Windows 10 com uma conta Microsoft. Se preferir manter uma conta local, sem ligação à Microsoft, terá de pagar os 30 dólares.
Como aderir ao ESU no Windows 10 (passo-a-passo)
Para se inscrever e garantir que o seu PC continua seguro, deve ter a versão 22H2 do Windows 10 Home ou Pro, com todas as atualizações mais recentes instaladas.
Vá a Definições > Atualizações e Segurança > Windows Update.
Deverá ver uma mensagem a informar que a sua versão do Windows chegou ao fim do suporte.
Procure a opção "Inscrever-se agora" (Enroll now) na barra lateral ou no final da página (se a janela for mais pequena).
Será iniciado um assistente que explica o programa ESU. Clique em "Seguinte".
O ecrã seguinte mostrará as opções de inscrição. Se já utiliza uma conta Microsoft com a cópia de segurança de definições ativa, a opção gratuita será apresentada.
Caso não tenha a cópia de segurança ativa, pode ativá-la gratuitamente em Definições > Contas > Cópia de segurança do Windows (ativando a opção "Memorizar as minhas preferências"). Em alternativa, pode escolher pagar ou usar os pontos Rewards.
Clique em "Inscrever" (Enroll) ou conclua o pagamento/resgate de pontos.
No final, verá uma mensagem de confirmação, indicando que o seu dispositivo está inscrito no programa ESU até 13 de outubro de 2026.
E para as empresas?
No ambiente empresarial, o processo é diferente e mais dispendioso. As empresas podem ter até três anos de ESU, mas o custo total por dispositivo pode chegar aos 427 dólares. A inscrição é feita através de Licenciamento por Volume ou parceiros Cloud Solution Provider (CSP) e gerida com ferramentas como o Intune ou WSUS.
A Microsoft anunciou também que os dispositivos Windows 10 que acedem a Cloud PCs (Windows 365 Enterprise ou Frontline) receberão as atualizações ESU gratuitamente.