1. TugaTech » Software » Noticias de Software » O suporte do Windows 10 terminou. Saiba como ter mais um ano de atualizações de segurança
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

O suporte do Windows 10 terminou. Saiba como ter mais um ano de atualizações de segurança em Dom 9 Nov 2025 - 8:58

DJPRMF

Windows 10

O dia 14 de outubro de 2025 marcou o fim de uma era: o Windows 10 chegou oficialmente ao fim do seu período de suporte. Para a maioria dos utilizadores, isto significa que a Microsoft deixou de fornecer assistência técnica, atualizações de funcionalidades ou, mais criticamente, atualizações de segurança.

Para quem não pode ou não quer atualizar para o Windows 11, continuar a usar o sistema operativo torna-se um risco. No entanto, a Microsoft oferece uma solução temporária: o programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU).

O perigo de ficar parado

Continuar a usar o Windows 10 sem atualizações de segurança é uma má ideia. Todos os meses, a Microsoft corrige falhas que são ativamente exploradas por piratas informáticos para instalar malware ou ganhar controlo sobre os dispositivos.

Por exemplo, nas atualizações de outubro de 2025 (as últimas gratuitas), a Microsoft corrigiu uma vulnerabilidade (CVE-2025-24990) que estava a ser ativamente explorada para obter privilégios de administrador. Sem a adesão ao ESU, o seu PC ficará permanentemente vulnerável a esta e a todas as futuras ameaças descobertas.

O que é o ESU e quanto custa?

Para os utilizadores domésticos, o programa ESU garante mais um ano de atualizações de segurança, até 13 de outubro de 2026. Existem várias formas de aderir:

  • Pagar 30 dólares: A opção direta.

  • Usar 1.000 pontos Microsoft Rewards: Se acumula pontos no ecossistema Microsoft.

  • Fazer cópia de segurança para uma conta Microsoft: A opção gratuita.

A boa notícia para os utilizadores em Portugal (e no resto do Espaço Económico Europeu) é que a adesão ao ESU é gratuita. Basta ter a sessão iniciada no Windows 10 com uma conta Microsoft. Se preferir manter uma conta local, sem ligação à Microsoft, terá de pagar os 30 dólares.

Como aderir ao ESU no Windows 10 (passo-a-passo)

Para se inscrever e garantir que o seu PC continua seguro, deve ter a versão 22H2 do Windows 10 Home ou Pro, com todas as atualizações mais recentes instaladas.

  1. Vá a Definições > Atualizações e Segurança > Windows Update.

  2. Deverá ver uma mensagem a informar que a sua versão do Windows chegou ao fim do suporte.

  3. Procure a opção "Inscrever-se agora" (Enroll now) na barra lateral ou no final da página (se a janela for mais pequena).

  4. Será iniciado um assistente que explica o programa ESU. Clique em "Seguinte".

  5. O ecrã seguinte mostrará as opções de inscrição. Se já utiliza uma conta Microsoft com a cópia de segurança de definições ativa, a opção gratuita será apresentada.

  6. Caso não tenha a cópia de segurança ativa, pode ativá-la gratuitamente em Definições > Contas > Cópia de segurança do Windows (ativando a opção "Memorizar as minhas preferências"). Em alternativa, pode escolher pagar ou usar os pontos Rewards.

  7. Clique em "Inscrever" (Enroll) ou conclua o pagamento/resgate de pontos.

  8. No final, verá uma mensagem de confirmação, indicando que o seu dispositivo está inscrito no programa ESU até 13 de outubro de 2026.

E para as empresas?

No ambiente empresarial, o processo é diferente e mais dispendioso. As empresas podem ter até três anos de ESU, mas o custo total por dispositivo pode chegar aos 427 dólares. A inscrição é feita através de Licenciamento por Volume ou parceiros Cloud Solution Provider (CSP) e gerida com ferramentas como o Intune ou WSUS.

A Microsoft anunciou também que os dispositivos Windows 10 que acedem a Cloud PCs (Windows 365 Enterprise ou Frontline) receberão as atualizações ESU gratuitamente.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech