1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Windows on Arm quer conquistar os músicos: Microsoft anuncia drivers ASIO e mais apps nativas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Windows on Arm quer conquistar os músicos: Microsoft anuncia drivers ASIO e mais apps nativas em Qua 12 Nov 2025 - 18:14

DJPRMF

Windows 11 logo com chip

A Microsoft está a investir fortemente no Windows on Arm (WoA), destacando as suas vantagens em termos de desempenho, eficiência e, claro, as capacidades de IA com o Copilot. Embora gigantes como a Adobe, Google e Signal já ofereçam apps nativas para esta arquitetura, a gigante tecnológica vira agora atenções para um nicho muito específico: os músicos. Num anúncio recente, a empresa detalhou os planos para transformar o WoA numa plataforma robusta para produção musical e atuações ao vivo.

Mais software e correções de MIDI

Para começar, a empresa de Redmond está a trabalhar para corrigir bugs nos Serviços MIDI do Windows em WoA, com as correções a deverem chegar em breve às versões de produção do sistema operativo. Igualmente importante é a colaboração com parceiros de software cruciais para esta indústria. Foi confirmado que o popular Ableton Live receberá uma app nativa Arm64 no próximo ano, juntando-se a outros como o Bitwig Studio e o REAPER, que já se encontram disponíveis. A Microsoft partilhou uma lista extensa de fornecedores envolvidos nesta otimização no seu blog oficial.

Novo driver de baixa latência em código aberto

A novidade mais significativa é, no entanto, o desenvolvimento de um novo driver de áudio de baixa latência. Em colaboração com a Qualcomm e a Yamaha, a Microsoft está a criar um driver USB Audio Class 2 e ASIO integrado, pensado especificamente para o hardware WoA. A promessa é uma capacidade plug-and-play, permitindo que qualquer dispositivo compatível com USB Audio Class 2 "simplesmente funcione" sem complicações.

A gigante de Redmond admite que o driver USB Audio Class 2 existente no Windows on Arm sofre de latência elevada e não suporta todos os endpoints de áudio num dispositivo, faltando-lhe também integração nativa com o protocolo ASIO. Para acelerar o desenvolvimento e a adição de funcionalidades em falta, o novo projeto já está disponível no GitHub sob uma licença "permissiva" MIT, permitindo que os developers interessados criem as suas próprias variantes ou melhorem a implementação da Microsoft.

Disponibilidade futura

Os interessados em testar a novidade terão de esperar por 2026, ano em que uma pré-visualização pública será disponibilizada através do Windows Canary Channel. A Microsoft avisa, contudo, que o painel de controlo ASIO poderá ter de ser instalado manualmente a partir do GitHub. A empresa antecipa um longo período de testes, dada a diversidade do ecossistema musical. Numa nota final interessante, embora este esforço esteja focado no Windows on Arm, a Microsoft confirmou que o novo driver será também compatível com a arquitetura tradicional da Intel.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech