1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Washington Post alvo de ataque: Dados financeiros de quase 10.000 funcionários expostos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Washington Post alvo de ataque: Dados financeiros de quase 10.000 funcionários expostos em Qui 13 Nov 2025 - 16:10

DJPRMF

Washington Post hacker

O Washington Post está a notificar perto de 10.000 funcionários e contratados sobre uma violação de dados que expôs informações pessoais e financeiras. O ataque foi conseguido através da exploração de uma vulnerabilidade "zero-day" (desconhecida até então) no software Oracle E-Business Suite, utilizado internamente pelo jornal.

O cronograma do ataque

Segundo a notificação oficial, os atacantes tiveram acesso a partes da rede do jornal entre 10 de julho e 22 de agosto. No entanto, o Washington Post só teve conhecimento da intrusão a 29 de setembro de 2025, quando os cibercriminosos contactaram a empresa numa tentativa de extorsão.

A investigação interna, que contou com especialistas externos, foi complexa. Durante o processo, a própria Oracle anunciou ter identificado uma nova vulnerabilidade "generalizada" no seu software E-Business Suite, que estava a permitir o acesso não autorizado a múltiplos clientes. Esta falha está agora identificada como CVE-2025-61884.

Embora a notificação não nomeie os responsáveis, este ataque está a ser associado ao grupo de ransomware Clop, que tem usado esta mesma falha para comprometer outras grandes organizações.

O que foi roubado?

A investigação do jornal, concluída a 27 de outubro, revelou que o ataque comprometeu dados de 9.720 pessoas. A informação roubada inclui dados altamente sensíveis:

  • Nomes completos

  • Números de contas bancárias e números de roteamento (routing numbers)

  • Números de Segurança Social (SSNs)

  • Números de identificação fiscal (Tax IDs)

O Washington Post não é a única vítima desta vulnerabilidade no software da Oracle. A Universidade de Harvard, a Envoy Air (uma subsidiária da American Airlines) e a GlobalLogic (da Hitachi) também confirmaram ter sido alvo de ataques semelhantes.

Aos indivíduos afetados está a ser oferecido um ano de serviços de proteção de identidade através da IDX. O jornal recomendou ainda que os visados considerem o congelamento dos seus relatórios de crédito e a ativação de alertas de fraude.

Segundo incidente em poucos meses

Este é o segundo incidente de segurança notório a afetar o jornal recentemente. Em junho, o Washington Post anunciou que as contas de email de vários jornalistas tinham sido comprometidas num ciberataque levado a cabo por agentes estatais estrangeiros.

Apesar da proximidade temporal, a empresa afirma que não existem, até ao momento, evidências que liguem os dois incidentes.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech