1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple prepara revolução no calendário: lançamentos bianuais e iPhone dobrável a caminho
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple prepara revolução no calendário: lançamentos bianuais e iPhone dobrável a caminho em Seg 17 Nov 2025 - 9:24

DJPRMF

Apple Store

A tradição da Apple de concentrar os seus maiores lançamentos de smartphones em setembro pode estar prestes a mudar. Após os rumores iniciais avançados pelo analista Ming-Chi Kuo em maio, surgem agora novos detalhes que indicam uma mudança estratégica profunda na forma como a gigante de Cupertino gere o seu calendário de lançamentos, apontando para uma abordagem bianual a partir de 2026.

Uma nova estratégia para 2026 e além

De acordo com as informações avançadas por Mark Gurman na sua newsletter Power On da Bloomberg, a Apple está a preparar-se para alterar significativamente o ciclo de vida do iPhone. O plano passa por dividir os lançamentos em dois momentos distintos do ano, em vez de concentrar toda a pressão no outono.

O relatório indica que, no outono de 2026, a empresa deverá apresentar três modelos de topo: o iPhone 18 Pro, o iPhone 18 Pro Max e o muito aguardado iPhone Fold.

A segunda vaga de lançamentos ocorreria aproximadamente seis meses depois, focando-se nos modelos mais acessíveis e de entrada. Nesta fase, chegariam ao mercado o iPhone 18 base, o iPhone 18e e, potencialmente, uma versão atualizada do iPhone Air. Gurman sugere que este padrão poderá manter-se durante vários anos, resultando no lançamento de cinco ou até seis novos modelos anualmente.

As razões por trás da mudança

Historicamente, a Apple lança os seus modelos premium em setembro, seguidos ocasionalmente por modelos "SE" ou versões "e" mais económicas em momentos diferentes. Embora esta abordagem simplificasse o planeamento, acabava por sobrecarregar as equipas internas de engenharia e marketing, bem como a vasta cadeia de fornecedores da empresa em todo o mundo.

A transição para um calendário bianual permitiria à marca assegurar um fluxo de receitas mais estável ao longo de todo o ano, retirando pressão sobre os seus parceiros e equipas internas. Além disso, esta estratégia ajudaria a evitar que os modelos premium e os modelos de entrada competissem diretamente pela atenção dos consumidores no mesmo período.

Seguir os passos da concorrência

Esta abordagem não é inédita no mercado. A Samsung, a maior rival da Apple, utiliza uma estratégia semelhante há vários anos, lançando a série Galaxy S no início do ano (janeiro ou fevereiro) e reservando o verão (julho ou agosto) para os seus modelos dobráveis. Ao espaçar os lançamentos do iPhone, a Apple coloca-se numa melhor posição para competir diretamente com a gigante sul-coreana em diferentes segmentos temporais.

O que esperar no início de 2026

Antes desta grande mudança estrutural, a Apple deverá ter um início de 2026 bastante movimentado. Segundo o relatório, o ano começará com o lançamento do iPhone 17e, juntamente com um iPad de entrada equipado com o chip A18 e um novo iPad Air com o processador M4.

Além dos dispositivos móveis, estão também previstos para 2026 novos modelos de MacBook com chips atualizados e um ecrã inteligente (smart display), sinalizando um ano de forte renovação no portfólio da marca.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech