1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Alerta Fortinet: Nova falha ‘zero-day’ no FortiWeb já está a ser explorada em ataques
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Alerta Fortinet: Nova falha ‘zero-day’ no FortiWeb já está a ser explorada em ataques em Ter 18 Nov 2025 - 19:40

DJPRMF

hacker em sala vermelha

A Fortinet lançou hoje atualizações de segurança urgentes para corrigir uma nova vulnerabilidade de dia zero (“zero-day”) no FortiWeb, que já está a ser ativamente explorada por atacantes. A falha, que afeta a firewall de aplicações web da empresa, exige atenção imediata por parte dos administradores de sistemas.

Rastreada como CVE-2025-58034, esta brecha de segurança foi reportada por Jason McFadyen, da equipa de investigação da Trend Micro. A vulnerabilidade é classificada como uma injeção de comandos no sistema operativo (OS command injection) e permite que agentes de ameaça autenticados ganhem a execução de código no sistema subjacente.

Embora exija autenticação, o ataque é considerado de baixa complexidade e não requer qualquer interação por parte do utilizador para ser bem-sucedido.

“Uma neutralização incorreta de elementos especiais usados num Comando OS no FortiWeb pode permitir a um atacante autenticado executar código não autorizado no sistema subjacente através de pedidos HTTP ou comandos CLI criados para o efeito”, explicou a Fortinet no seu aviso de segurança divulgado esta terça-feira. A empresa de cibersegurança norte-americana observou ainda que esta falha está a ser “explorada em ambiente real”.

Para bloquear estes ataques, é aconselhado que os administradores atualizem os seus dispositivos FortiWeb para a versão de software mais recente, disponibilizada hoje.

Um mês crítico para a segurança da Fortinet

Este alerta surge numa altura em que a segurança dos equipamentos da marca está sob escrutínio. Ainda na semana passada, a Fortinet confirmou que tinha corrigido silenciosamente outra falha “zero-day” no FortiWeb (CVE-2025-64446) no dia 28 de outubro, três semanas após a empresa de inteligência de ameaças Defused ter reportado a sua exploração ativa.

Segundo a Defused, os atacantes estão a utilizar pedidos HTTP POST para criar novas contas de nível de administrador em dispositivos expostos na internet. Na passada sexta-feira, a CISA (Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas dos EUA) adicionou a CVE-2025-64446 ao seu catálogo de vulnerabilidades exploradas, ordenando às agências federais norte-americanas que protejam os seus sistemas até ao dia 21 de novembro.

O histórico recente aponta para um interesse contínuo dos cibercriminosos nestas plataformas. No início deste ano, em agosto, a Fortinet corrigiu outra vulnerabilidade de injeção de comandos (CVE-2025-25256) na sua solução de monitorização FortiSIEM, apenas um dia após a empresa de segurança GreyNoise ter reportado um aumento massivo de ataques de força bruta dirigidos a VPNs SSL da marca.

As vulnerabilidades da Fortinet são frequentemente exploradas — muitas vezes como “zero-days” — em campanhas de ciberespionagem e ataques de ransomware. Em fevereiro, por exemplo, foi revelado que o grupo de hackers chinês Volt Typhoon explorou falhas no FortiOS SSL VPN para instalar malware numa rede militar do Ministério da Defesa dos Países Baixos.

Recomenda-se a todos os utilizadores e empresas com equipamentos FortiWeb que verifiquem as suas versões e apliquem as correções disponíveis o mais rapidamente possível.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech