1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Tesla dá passo gigante no Arizona com licença para serviço de Robotaxi
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Tesla dá passo gigante no Arizona com licença para serviço de Robotaxi em Qua 19 Nov 2025 - 10:47

DJPRMF

Tesla logo

A corrida pela condução autónoma está ao rubro e a Tesla acaba de garantir uma vitória importante num dos estados mais competitivos dos EUA. A empresa liderada por Elon Musk obteve uma licença de Empresa de Rede de Transporte (TNC) por parte do Departamento de Transportes do Arizona, um passo fundamental para lançar o seu tão aguardado serviço de transporte privado.

Segundo avança a CNBC, a aprovação foi surpreendentemente rápida. A fabricante de veículos elétricos submeteu o pedido a 13 de novembro e recebeu luz verde apenas quatro dias depois, a 17 de novembro. Com este documento em mãos, a marca está mais perto de operar o seu serviço de Robotaxi no estado, embora ainda sejam necessárias autorizações adicionais para lançar uma frota totalmente autónoma e comercial.

A expansão dos testes autónomos

Esta conquista surge cerca de seis meses após a empresa ter solicitado autorização para realizar testes de veículos autónomos em Phoenix, tanto com como sem condutores de segurança humanos. Atualmente, a estratégia da marca passa por pilotos em várias frentes.

Em Austin, no Texas, a empresa mantém testes ativos desde junho de 2025, operando com condutores de segurança e operadores remotos. Já na Bay Area de São Francisco, a operação assemelha-se mais a um serviço de transporte tradicional. No entanto, os planos a curto prazo são ambiciosos: a empresa pretende remover os condutores de segurança dos seus carros em Austin ainda antes do final deste ano.

O objetivo final é claro: estabelecer um serviço comercial de Robotaxi em várias cidades norte-americanas antes do final de 2026.

Atraso face à concorrência

Apesar da imagem futurista associada aos veículos da marca, a realidade é que a empresa está a correr atrás do prejuízo no mercado dos táxis robôs. A Waymo, subsidiária da Alphabet, já opera uma frota comercial considerável na área de Phoenix com 400 veículos autónomos, tendo ultrapassado a marca das 10 milhões de viagens sem condutor nos EUA em maio de 2025.

A concorrência é global. Na China, o serviço Apollo Go da Baidu também mostra números impressionantes, tendo realizado 3,1 milhões de viagens totalmente autónomas apenas no terceiro trimestre de 2025. Ambas as empresas estão ativamente a tentar expandir as suas aprovações tanto nos mercados domésticos como internacionais.

Analistas apontam que a divisão de foco de Elon Musk, que gere simultaneamente várias empresas de grande dimensão como a SpaceX e a rede social X, pode justificar o atraso da fabricante automóvel face a rivais que se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento desta tecnologia.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech