1. TugaTech » Software » Noticias de Software » A lenda continua: Microsoft torna open source o código da trilogia original Zork
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

A lenda continua: Microsoft torna open source o código da trilogia original Zork em Sex 21 Nov 2025 - 12:40

DJPRMF

zork

Numa era dominada por lançamentos exclusivamente digitais e pelo modelo de "jogos como serviço", a preservação da história dos videojogos tornou-se um tema urgente e delicado. Felizmente, os entusiastas da ficção interativa receberam hoje uma excelente notícia: a Microsoft anunciou a disponibilização do código-fonte de Zork I, Zork II e Zork III sob a licença MIT.

Esta iniciativa representa uma vitória significativa para o arquivo digital, garantindo que um dos pilares fundamentais dos jogos de aventura permaneça acessível para as futuras gerações de programadores e jogadores.

Preservar a história para educação e exploração

A libertação deste código foi possível graças a um esforço conjunto entre o Gabinete de Programas Open Source da empresa, a divisão Xbox e a Activision. Conforme detalhado no blog oficial de Open Source da Microsoft, a intenção não é alterar os clássicos, mas sim protegê-los.

"O objetivo não é modernizar o Zork, mas preservá-lo como um espaço de exploração e educação", explicaram os membros da equipa na publicação. Esta distinção é importante, pois coloca o foco no estudo académico e técnico de como estes mundos virtuais baseados em texto foram construídos, sem a pressão de os adaptar aos padrões gráficos modernos.

O legado da Infocom e da Z-Machine

Para quem não acompanhou a era dourada das aventuras de texto, o Zork original foi um marco nos jogos baseados em parser (interpretador de comandos de texto), continuando a inspirar a comunidade de ficção interativa até aos dias de hoje.

Além da narrativa envolvente e dos puzzles desafiantes, o Zork destacou-se pela tecnologia que o suportava: a famosa Z-Machine. Esta máquina virtual permitiu que o jogo fosse facilmente portado para múltiplas plataformas durante o boom dos computadores pessoais na década de 1990. Ainda hoje, existem interpretadores modernos da Z-Machine disponíveis, e os jogadores menos técnicos podem adquirir a trilogia em lojas digitais focadas na preservação, como o Good Old Games (GOG).

É importante notar que, embora o código de muitos jogos da Infocom tenha aparecido no GitHub em 2019, os direitos de propriedade intelectual pertenciam tecnicamente à Activision. Isto deixava os arquivos numa zona cinzenta, sujeitos a possíveis pedidos de remoção (takedowns). Com este movimento oficial da Microsoft, o código destes jogos icónicos fica legalmente salvaguardado para a posteridade.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech