1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Valve define estratégia de preço para a Steam Machine: não esperem subsídios
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Valve define estratégia de preço para a Steam Machine: não esperem subsídios em Dom 23 Nov 2025 - 15:54

DJPRMF

Steam machine

A Valve surpreendeu recentemente o mundo da tecnologia ao revelar a sua nova linha de hardware, composta pelo headset de realidade virtual Steam Frame, o novo Steam Controller e o muito aguardado regresso ao formato de PC de sala com a Steam Machine. Agora, surgem novos detalhes sobre quanto poderá custar este computador compacto e qual a filosofia da empresa para o seu lançamento.

Numa recente participação no podcast Friends Per Second, Pierre-Loup Griffais e Lawrence Yang, da Valve, esclareceram que a empresa não pretende seguir o modelo de negócio tradicional das consolas de videojogos, onde o hardware é frequentemente vendido com prejuízo para recuperar o investimento através da venda de software.

O preço da conveniência e do desempenho

Ao contrário do que acontece com a PlayStation ou a Xbox, a Valve revela nova Steam Machine que promete superar 70% dos PCs de gaming com uma etiqueta de preço alinhada com o mercado de componentes de PC. Segundo Griffais, o objetivo é atingir o mesmo intervalo de preço que um utilizador pagaria se construísse um computador com um nível de desempenho equivalente peça por peça.

A empresa ainda está a finalizar o valor exato, citando a flutuação dos custos dos componentes como um fator decisivo para ainda não existir um preço fechado. No entanto, a Valve destaca que o valor acrescentado da Steam Machine reside em características que são difíceis de replicar numa construção caseira ("DIY").

Entre os diferenciais apontados estão o formato compacto da caixa e o nível de ruído extremamente reduzido. Além disso, a integração de funcionalidades como HDMI CEC e um sistema de antenas Bluetooth e Wi-Fi otimizado para suportar até quatro comandos simultâneos de qualquer fabricante são trunfos que a marca espera que justifiquem o investimento.

Especificações técnicas e data de lançamento

A Valve não poupou nas especificações para este regresso à sala de estar. A máquina será equipada com um processador semi-personalizado da AMD, baseado na arquitetura Zen 4 com 6 núcleos e 12 threads, acompanhado por um GPU RDNA 3 com 28 Unidades de Computação (CUs).

Em termos de memória, o sistema contará com 16GB de RAM DDR5 e 8GB de VRAM GDDR6 dedicados. Estas especificações colocam a nova Steam Machine num patamar de desempenho cerca de seis vezes superior ao da popular Steam Deck. A Valve afirma que o dispositivo será capaz de atingir uma jogabilidade a 4K e 60FPS, tirando partido da tecnologia de upscaling FSR da AMD.

Este novo ecossistema de hardware, que inclui também o Steam Frame, tem lançamento previsto para o início de 2026.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech