
A Microsoft está, neste momento, a investigar uma interrupção no serviço Exchange Online que está a impedir diversos clientes de acederem às suas caixas de correio através da aplicação clássica do Outlook para computador.
A gigante tecnológica reconheceu o incidente, que está a ser seguido sob o identificador EX1189820, durante a manhã desta quinta-feira. De acordo com os relatórios de utilizadores na plataforma de monitorização DownDetector, a falha está a causar problemas de ligação ao servidor e erros no início de sessão.
O que está a acontecer e quem é afetado
Num comunicado oficial, a Microsoft esclareceu que os utilizadores poderão encontrar dificuldades ao tentar ligar-se à sua caixa de correio do Exchange Online na experiência clássica do Outlook. A empresa garante que está a investigar ativamente a causa raiz destas falhas de conectividade.
Segundo as informações disponibilizadas no centro de administração, o impacto é, para já, específico aos utilizadores localizados nas regiões da Ásia-Pacífico e da América do Norte. Embora a empresa de Redmond ainda não tenha partilhado o número exato de utilizadores afetados, a questão foi classificada como um "incidente", uma etiqueta geralmente aplicada a problemas de serviço com um impacto significativo no utilizador.
Para quem necessita de aceder urgentemente ao correio eletrónico, a Microsoft aconselha uma solução alternativa simples: aceder às caixas de correio através do Outlook na Web (OWA), que parece não estar a sofrer das mesmas perturbações.
Falhas na pesquisa e instabilidade recente
Além dos problemas de ligação, a equipa técnica está também a analisar um incidente separado (EX1189768), detetado na madrugada de quinta-feira, que está a causar problemas na funcionalidade de pesquisa para os utilizadores do Outlook clássico. A empresa está a analisar os registos do lado do serviço para identificar a origem e desenvolver um plano de mitigação.
Este episódio surge na sequência de um período instável para os serviços na nuvem da empresa. Ainda no final de outubro, uma falha grave de DNS afetou o Microsoft Azure e os serviços Microsoft 365, impedindo utilizadores de entrarem nas redes das empresas.
Já no início desse mesmo mês, a empresa teve de mitigar outra interrupção que bloqueou o acesso de clientes ao Microsoft Teams, Exchange Online e ao centro de administração, devido a problemas com a autenticação multifator (MFA) via Microsoft Entra.