1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Reino Unido em “pânico” com as VPNs: Lei de segurança online sai pela culatra
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Reino Unido em “pânico” com as VPNs: Lei de segurança online sai pela culatra em Qui 27 Nov 2025 - 17:15

DJPRMF

vpn no mundo

Quando o Reino Unido implementou a rigorosa Lei de Segurança Online (Online Safety Act) este verão, a intenção era clara: proteger os menores de conteúdos nocivos na internet, com um foco especial na pornografia. No entanto, a realidade digital encontrou rapidamente uma forma de contornar as barreiras, e a solução não envolveu tecnologia de ponta ou hackers de elite, mas sim algo muito mais comum: as VPNs. Agora, o governo britânico enfrenta o dilema de ter criado uma lei que, inadvertidamente, transformou o país num dos maiores consumidores mundiais de redes privadas virtuais.

A "fuga" digital

A premissa era simples: sites com conteúdo para adultos teriam de implementar verificações de idade robustas, exigindo cartões de crédito ou reconhecimento facial. O resultado prático? Os utilizadores britânicos simplesmente mudaram o seu endereço IP para outro país.

Os números falam por si. Poucos dias após a entrada em vigor das restrições, as VPNs dominaram os tops da App Store. A Windscribe reportou um pico massivo no tráfego, a NordVPN afirmou ter registado um aumento de 1.000% nas compras durante o primeiro fim de semana, e a ProtonVPN reportou um salto ainda mais impressionante de 1.800% nos registos no Reino Unido. O que era suposto ser um muro intransponível para menores tornou-se, na prática, um incentivo à adoção de ferramentas de privacidade.

Este fenómeno não é exclusivo deste verão. O caos no Reino Unido devido à verificação de idade já tinha sido previsto por analistas, que alertaram que a facilidade de contornar estas barreiras tornaria a lei ineficaz.

O governo contra-ataca (ou tenta)

Este êxodo em massa para as VPNs não passou despercebido em Westminster. Rachel de Souza, a Comissária para as Crianças, já veio a público classificar o acesso facilitado a VPNs como uma "lacuna que precisa absolutamente de ser fechada". O seu gabinete chegou mesmo a sugerir que o próprio software de VPN deveria estar sujeito às mesmas verificações de idade que os sites que estas ferramentas permitem aceder.

A entidade reguladora, o Ofcom, aperta o cerco e está a monitorizar o uso destas ferramentas, embora garanta que não está a rastrear a atividade individual dos cidadãos, utilizando dados agregados de terceiros. No entanto, a questão que se coloca é: o que pode o governo realmente fazer?

Baroness Lloyd of Effra, do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia, afirmou recentemente que "não existem planos atuais para banir o uso de VPNs", reconhecendo que existem razões legítimas para a sua utilização. Contudo, a frase "nada está fora de mesa" deixou a porta aberta para futuras restrições, criando um clima de incerteza.

O dilema técnico e a segurança

Proibir ou restringir severamente as VPNs é uma tarefa hercúlea e, segundo muitos especialistas, tecnicamente complexa e largamente ineficaz. As VPNs não servem apenas para ver conteúdo bloqueado; são essenciais para a segurança empresarial, para jornalistas protegerem as suas fontes e para a privacidade geral dos cidadãos.

Além disso, a nova lei de segurança gera corrida a VPNs que pode ter um efeito perverso. Ao tentar dificultar o acesso a serviços reputados e pagos (que exigem cartão de crédito e, portanto, já têm uma barreira de idade implícita), o governo pode estar a empurrar os utilizadores — especialmente os mais jovens — para VPNs gratuitas e duvidosas, que lucram com a venda de dados pessoais dos utilizadores, criando um risco de segurança ainda maior do que aquele que a lei original tentava combater.

O Reino Unido serviu de cobaia para este tipo de legislação, mas o resto do mundo está atento. Com a Austrália e vários estados norte-americanos a ponderarem medidas semelhantes, o debate sobre a eficácia dos bloqueios de idade versus a liberdade e privacidade digital está apenas a começar. O que parece certo é que, enquanto houver uma restrição geográfica na internet, haverá sempre uma VPN pronta para a contornar.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech