1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Cloudflare atribui falha global a correção de emergência para vulnerabilidade crítica no React
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Cloudflare atribui falha global a correção de emergência para vulnerabilidade crítica no React em Sex 5 Dez 2025 - 14:50

DJPRMF

Cloudflare patch

Se tentou aceder a vários sites esta manhã e se deparou com a temida mensagem "500 Internal Server Error", não foi o único. A infraestrutura da internet sofreu um abalo significativo, e a Cloudflare veio agora a público explicar o que aconteceu. Ao contrário do que muitos especularam, não se tratou de um ciberataque contra a empresa, mas sim de uma medida de defesa que acabou por ter efeitos colaterais indesejados.

Numa atualização publicada na sua página de estado, a empresa revelou que a interrupção foi causada pela implementação de uma correção de emergência destinada a mitigar uma vulnerabilidade crítica de execução remota de código (RCE).

"Uma alteração feita à forma como a Web Application Firewall da Cloudflare analisa os pedidos fez com que a rede da Cloudflare ficasse indisponível durante vários minutos esta manhã", explicou a empresa. O objetivo era proteger os clientes de uma falha de segurança que afeta toda a indústria, especificamente nos React Server Components, que está a ser ativamente explorada por atacantes.

O perigo da falha "React2Shell"

A urgência da Cloudflare em aplicar o patch deve-se à gravidade da vulnerabilidade em questão. Identificada como CVE-2025-55182 e apelidada de "React2Shell", esta é uma falha de segurança de severidade máxima. O problema reside no protocolo 'Flight' dos React Server Components (RSC) e permite que atacantes não autenticados ganhem capacidade de execução remota de código em aplicações React e Next.js através do envio de pedidos HTTP maliciosos.

A falha afeta a biblioteca open-source JavaScript React, amplamente utilizada em interfaces web, bem como frameworks dependentes como Next.js, React Router, Waku e RedwoodSDK. Embora vários pacotes React na sua configuração padrão estejam vulneráveis, o problema atinge especificamente as versões React 19.0, 19.1.0, 19.1.1 e 19.2.0, lançadas durante o último ano.

Corrida contra o tempo e hackers ativos

A decisão da Cloudflare de lançar o patch de forma tão agressiva — resultando na queda temporária dos serviços — parece ter sido motivada por atividades maliciosas em tempo real. Investigadores de segurança da AWS relataram que vários grupos de hacking ligados à China, incluindo o Earth Lamia e o Jackpot Panda, começaram a explorar a vulnerabilidade React2Shell poucas horas após a sua divulgação.

O Centro de Operações de Segurança Cibernética do NHS em Inglaterra também emitiu alertas, indicando que já existem "proof-of-concept" (provas de conceito) funcionais para a exploração da falha disponíveis publicamente, avisando que a continuação de ataques bem-sucedidos é "altamente provável".

Este incidente marca mais um momento difícil para a Cloudflare num curto espaço de tempo. Ainda no mês passado, a empresa enfrentou outra interrupção global que afetou a sua rede durante quase seis horas, descrita pelo CEO Matthew Prince como a "pior interrupção desde 2019". Em junho, a empresa também teve de resolver problemas que afetaram a autenticação Access e a conectividade Zero Trust WARP.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech