1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Netflix confirma: Codec AV1 já alimenta quase um terço de todo o streaming
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Netflix confirma: Codec AV1 já alimenta quase um terço de todo o streaming em Sáb 6 Dez 2025 - 19:08

DJPRMF

Netflix

O suporte para o codec AV1 tem registado um crescimento notável desde o seu lançamento em 2018. Tanto grandes plataformas como serviços menores adotaram rapidamente o formato com o objetivo de minimizar o consumo de largura de banda, preservando, simultaneamente, a qualidade de imagem. A Netflix, uma das principais impulsionadoras desta tecnologia, confirmou agora que o AV1 é responsável por quase um terço do seu conteúdo de streaming.

Numa publicação técnica detalhada, a Netflix explicou como ajudou a fomentar a criação do codec e descreveu o processo da sua adoção gradual numa vasta gama de dispositivos.

A evolução e adoção do formato

A Alliance for Open Media (AOMedia), um consórcio que inclui gigantes como a Amazon, Apple, Google, Microsoft, Mozilla e Nvidia, lançou o AV1 em 2018 como sucessor do formato VP9 da Google. O codec destaca-se por comprimir dados de forma mais eficiente do que o popular H.264 e por ser isento de royalties, ao contrário do H.265/HEVC.

A Netflix iniciou a adoção da descodificação por software do AV1 em dispositivos Android em 2020, tirando partido da flexibilidade da plataforma e da predominância dos telemóveis entre a audiência de streaming. Utilizando a biblioteca dav1d, otimizada para chipsets móveis Arm, a empresa conseguiu melhorar a qualidade de reprodução de vídeo para utilizadores em redes móveis.

No entanto, levar o AV1 para as Smart TVs e outros dispositivos domésticos exigiu descodificação baseada em hardware, o que a Netflix certificou gradualmente em colaboração com fabricantes de chips. A empresa implementou o codec em televisores no final de 2021, adicionou suporte para navegadores web em 2022 e estendeu-o aos chips M3 e A17 Pro da Apple em 2023.

Funcionalidades avançadas e o futuro com a Warner Bros.

No início deste ano, a Netflix lançou o streaming AV1 HDR utilizando HDR10+. O formato cobre agora 85% do catálogo HDR da empresa, que planeia transitar todo o seu conteúdo HDR para AV1 nos próximos meses.

A empresa detalhou ainda como o AV1 permite uma integração mais inteligente do grão de filme através da Film Grain Synthesis. Esta técnica remove o grão do conteúdo antes da codificação e ressintetiza-o no descodificador, reduzindo o uso de largura de banda enquanto mantém a qualidade visual. A empresa espera também que o codec melhore o live streaming e o desempenho em jogos na nuvem.

Olhando para o futuro, a AOMedia anunciou planos para lançar o AV2 antes do final deste ano. O novo codec promete uma compressão ainda mais eficiente, suportando tecnologias como realidade aumentada e virtual. Esta atualização chegará num momento crucial, dado que a Netflix começará a processar novos e antigos conteúdos da Warner Bros. Recorde-se que a titã do streaming acordou recentemente a compra da produtora num negócio histórico de 82,7 mil milhões de dólares (aproximadamente 78 mil milhões de euros), garantindo o controlo sobre propriedades populares como Game of Thrones, DC Comics e HBO.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech