1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Intel apresenta interface ótica de 50 Gbps
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Intel apresenta interface ótica de 50 Gbps em Qua 28 Jul 2010 - 23:19

DJPRMF

Responder Intel-optico-6a4e
A nova interface utiliza raios laser para atingir uma velocidade de transferência recorde, que, segundo a Intel, pode vir a bater a barreira do terabit/segundo.

Será a Intel a competir com a própria Intel? Apesar de este fabricante ter feito recentemente várias demonstrações da interface ótica conhecida por Light Peak, capaz de atingir os 10 Gbps, eis que agora a Intel apresentou uma nova tecnologia ainda mais rápida, com uma velocidade base de 50 Gbps, cinco vezes mais do que o Light Peak.

Segundo os responsáveis da Intel, a interface ótica agora revelada não é ficção científica e deverá chegar ao mercado dentro de três a cinco anos.

A nova interface utiliza um semicondutor conhecido por fosfato de índio, onde são gerados os sinais óticos (lasers). É um sistema significativamente diferente do Light Peak, que recorre a um módulo externo para gerar o laser.

De acordo com Mario Paniccia da Intel, o novo sistema é já capaz de atingir os 50 Gbps através da utilização de quatro raios laser de diferentes comprimentos de onda (cada um capa de transportar dados a 12,5 Gbps). No entanto, a combinação de mais lasers permitirá aumentar significativamente a taxa de transferência, que pode chegar a 1 Tbps.

O mesmo responsável clarificou que a nova tecnologia não vai substituir o Light Peak a curto prazo, mas também indicou que o facto de o laser ser gerado ao nível dos semicondutores vai permitir criar interfaces óticas de baixo custo.

Fonte: Exame Informática



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech