1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Falha na aplicação ES File Explorer coloca dados de utilizadores em risco
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Falha na aplicação ES File Explorer coloca dados de utilizadores em risco em Qui 17 Jan 2019 - 22:20

DJPRMF

ES File Explorer

 

A aplicação ES File Explorer é atualmente uma das que se encontra por entre as mais descarregadas na Play Store, para o sistema Android. Conta com mais de 100,000,000 instalações e 500 milhões de utilizadores ativos por todo o mundo.

 

No entanto, esta também poderá encontrar-se a expor os dados dos utilizadores, que podem ser recolhidos através de uma falha recentemente descoberta. O investigador de segurança Robert Baptiste revelou ter descoberto uma vulnerabilidade na popular aplicação para Android, na qual um servidor web encontra-se permanentemente em execução em segundo plano.

 

De acordo com o investigador, este servidor local encontra-se em execução a partir do momento que a app é aberta pela primeira vez, e permanece em segundo plano escondida até que seja terminado manualmente. Este servidor é criado de forma aberta sobre a porta 59777.

 

Através da exploração da falha, um atacante sobre a mesma rede onde o utilizador se encontre poderá obter diversa informação dos dispositivos, onde se inclui dados associados ao mesmo e acesso completo aos conteúdos ou até permissões para iniciar aplicações remotamente.

O investigador criou mesmo uma prova de conceito, onde um script foi capaz de aproveitar a vulnerabilidade para explorar diversos detalhes do equipamento.

 

 

Poucas horas depois desta descoberta, outro investigador de segurança descobriu mais uma vulnerabilidade sobre a mesma aplicação. Lukas Stefanko, da empresa de segurança ESET, revelou a descoberta de mais uma falha sobre o ES File Explorer, que permite a realização de um ataque Man-In-The-Middle, roubando possíveis dados que sejam partilhados através deste servidor local utilizado pela app.

 

 

A piorar ainda mais a situação, existem ainda relatos que várias outras falhas e vulnerabilidades podem encontrar-se ativas sobre esta aplicação. Os responsáveis pela mesma, sobre o nome de “ES Global”, não deixaram qualquer comentário público sobre a falha, mas responderam aos investigadores após alguma pressão dos mesmos.

 

Na resposta, a equipa de desenvolvimento da app afirma encontrar-se a desenvolver uma correção e encontra-se a aguardar a sua publicação por parte da Google. No entanto, esta correção apenas se destina às falhas descobertas sobre o servidor escondido, e não às restantes que ainda se mantém ativas.

 

Caso possua este gestor de ficheiros instalado no seu equipamento, a recomendação passa por desinstalar temporariamente o mesmo até que todas as falhas sejam corrigidas. Existem diversos outros gestores de ficheiros na Play Store mais reconhecidos.

 

De relembrar que o ES File Explorer também já foi acusado no passado de algumas praticas negativas relativamente à recolha de dados dos utilizadores, com o envio de diversa informação pessoal para servidores na China.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech