1. TugaTech » Software » Noticias de Software » 42 aplicações maliciosas descobertas na Play Store - veja se foi afetado
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

42 aplicações maliciosas descobertas na Play Store - veja se foi afetado em Qui 24 Out 2019 - 12:40

DJPRMF

malware android

 

Aplicações maliciosas para Android têm sido uma tendência cada vez mais crescente dentro da Play Store, e foi agora descoberto que várias apps estariam a utilizar métodos para tentar contornar as medidas de identificação de malware presentes na loja de aplicações da empresa.

 

Como é sabido, a Google realiza várias analises às aplicações da Play Store antes das mesmas serem disponibilizadas para a Internet. Estas analises nem sempre são perfeitas e não detetam todos os casos de código maliciosos, mas foi agora descoberta uma nova forma que algumas apps estão a utilizar para contornar as proteções da Google.

 

Dezenas de aplicações descobertas estariam a recolher os IPs de servidores da Google, de forma a adiar o lançamento das suas atividades maliciosas caso fosse verificado que a abertura de alguma dessas apps tinha sido a partir de um desses IPs.

 

apps maliciosas

 

Segundo a empresa de segurança ESET, 42 aplicações na Play Store foram descobertas como estando a realizar esta atividade, com a campanha mais antiga datada de Julho de 2018. Algumas das aplicações descobertas tinham milhares de downloads e avaliações, com a mais popular a conter 5 milhões de instalações e 87.000 reviews dentro da Play Store – num total de 4.2 estrelas.

 

app popular

 

O funcionamento destas aplicações era simples – dentro do código das mesmas encontrava-se um sistema que analisava o IP das ligações dos utilizadores, enviando o mesmo para uma base de dados remota. Esta base de dados comparava o IP e verificava se o mesmo era proveniente de uma lista de IPs reconhecidos da Google – o que indicava tratar-se de um sistema da Play Store para analise de malware.

Se fosse identificado esse IP, o malware presente na aplicação permanecia oculto e silencioso. Doutra forma, seria executado após alguns dias. O malware fornecia aos utilizadores publicidade forçada, ocultando a origem da mesma no ecrã.

 

O criador destas aplicações também não se deu ao trabalho de ocultar as suas atividades, sendo que os envios dos IPs eram feitos para um domínio que se encontrava ativo e registado, com todos os dados do mesmo visíveis publicamente nas informações WHOIS. Estes dados encontravam-se associados com um estúdio de jogos no Vietnam, que poderá estar por detrás da atividade maliciosa.

 

As aplicações foram entretanto reportadas à Google e já não se encontram na Play Store.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech